Do que você vai precisar
A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material.
Este material foi elaborado durante o período de fechamento das escolas e contou com a imaginação e com os recursos disponíveis das educadoras para ser construído. Sugerimos que você utilize recursos alternativos, se forem necessários.
Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica ou de instituições de sua comunidade escolar que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.
Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores.
Materiais
a) Para fazer a trilha:
- 10 unidades de emborrachados de EVA placas grandes. Medidas: 50x50x1cm;
- 112 peças de encaixe, com 30 cm de altura, 30 cm de largura e 8 mm de espesssura, sendo 60 peças com o código Braille de leitura tátil, 26 do alfabeto em Libras e mais 26 com alfabeto em português.
b) Para fazer o livro:
- Papelão;
- Papel A4 (para impressão dos animais);
- TNT;
- EVA branco.
c) Para fazer o desafio de acertar a lata:
- 6 latas de leite em pó de 400 g;
- EVA;
- Folha de papel fotográfico adesivo A4 130 g;
d) Para construir o quebra-cabeça das cenas da fábula:
- Papelão;
- Folha de papel fotográfico adesivo A4 130 g;
- Fita adesiva transparente.
e) Para fazer as fantasias dos personagens:
- TNT;
- Feltro laranja.
f) Para fazer os chapéus dos animais:
- EVA.
g) Para fazer a ponte:
- 6 cadeiras pequenas;
- 3 m de TNT;
- Malha azul.
h) Para fazer a margem do rio:
- 3 m de malha azul.
i) Para fazer a fogueira:
- 14 rolos de papel para enrolar tecido;
- 1 fita LED piscante;
- Papel celofane.
j) Para fazer a parte sonora:
- 1 Arduino;
- 3 LEDs;
- Cabo para Arduino;
- 1 módulo MP3 DFPlayer;
- 1 fonte de 5V e 2A;
- 1 protoboard;
- 1 alto-falante;
- 6 botões de chave táctil de 3 cm;
- 30 jumpers macho;
- 1 mini cartão SD;
- 5 resistores de 330 Ω;
- 2,8 m de fio de cobre;
- Estanho;
- Caixa de MDF.
l) Ferramentas e utensílios:
- Cola líquida;
- Cola líquida de isopor;
- Tesoura;
- Estilete;
- Impressora.
Construindo o chão da trilha
- Passo 1: conforme o espaço escolhido para a trilha, faça o caminho encaixando as placas de EVA, alternando as peças coloridas entre as de alfabeto de Língua Portuguesa, Língua de Sinais e Braille. De preferência, faça a atividade em um ambiente amplo e com chão plano.
Montando o livro do cenário
- Passo 2: para a confecção do livro, utilize uma caixa de papelão, sendo ideal uma de televisão ou bicicleta infantil, pois tem um formato de paralelepípedo semelhante ao formato do livro. Abra as laterais da caixa para fazer o procedimento da cobertura.
- Passo 3: após esse procedimento, revista a caixa com TNT na cor amarela. Meça o tamanho e deixe passar uns 20 cm nas laterais. Cole o TNT nas laterais da caixa com cola quente ou cola de isopor. Depois de revestir, feche as laterais utilizando cola quente.
- Passo 4: para representar as páginas do livro, corte três folhas de EVA, na cor branca, em formato de tiras na largura e tamanho das laterais do livro; traceje as linhas do livro com giz cera.
- Passo 5: pesquise na internet imagens do leão e do ratinho, faça o download de uma imagem, salve no programa Word, amplie a imagem e imprima no tamanho 70 cm. Monte as partes impressas, recorte a figura de cada animal e cole com cola líquida na capa do livro.
- Passo 6: no Word, escreva o tema da fábula “O Leão e o Ratinho” na fonte Calibri, tamanho 100. Faça a impressão, corte e cole na parte superior da capa do livro.
Elaborando as latas dos desafios
- Passo 7: escolha seis imagens de animais que vão ilustrar as latas. A busca na internet deve ser feita apenas por imagens com licença Creative Commons (conteúdo gratuito), respeitando os critérios de uso. Ao escolher, faça a impressão utilizando a folha de papel fotográfico adesivo A4 130g.
- Passo 8: para cobrir as seis latas de leite em pó, recorte pedaços de EVA de diferentes cores, do tamanho de cada lata, e cole-as com cola quente. Em seguida, cole uma figura em cada lata, pois representará o desafio a ser resolvido pelas crianças por meio da identificação de sons, cores e objetos, após derrubarem as latas com uma bola pequena (escolha uma bola de material que não machuque).
Produzindo os chapéus dos animais
- Passo 9: encontre os moldes e modelos de animais e personagens da história e faça a impressão para montar os chapéus utilizados durante a atividade.
- Passo 10: use os EVAs nas cores de acordo com os animais escolhidos e recorte conforme o molde. Em seguida, cole com cola quente os pontos destacados no molde. Utilize o EVA para caracterizar o chapéu, conforme o animal escolhido.
Confeccionando a fantasia dos personagens
- Passo 11: utilize TNT marrom para o macacão que a criança irá vestir. Faça um macacão de manga comprida e costure. Na parte de trás, coloque um zipper ou então deixe um espaço aberto de maneira em que a criança consiga vestir, e coloque uma fita no interior da gola para depois amarrar.
- Passo 12: para simular a barriga do leão, corte um pedaço redondo de feltro laranja e costure-o na parte da frente do macacão.
- Passo 13: faça o rabo da fantasia em formato de tubo do mesmo tecido utilizado para o macacão, do tamanho que achar mais apropriado. Costure e feche apenas um dos lados. Para que o rabo fique com volume e fofo, comece a enchê-lo pelo lado ainda aberto com pedaços de retalho. Empurre com a ajuda da ponta de uma tesoura. Depois de cheio, costure o lado que falta. Pegue um pedaço de feltro laranja, corte as tiras fazendo uma franjinha e costure no rabo. Por fim, costure o rabo ao macacão.
- Passo 14: para a fantasia do ratinho, siga as mesmas orientações usando TNT cinza.
Criando os dados para o quebra-cabeça
- Passo 15: monte caixas grandes quadradas de papelão com aproximadamente 25 cm de largura por 25 cm de comprimento.
Foto: Maria de Lourdes. Fonte: Arquivo pessoal - Passo 16: na internet, busque ilustrações que representem o cenário da fábula. Faça a impressão em papel ofício A4 no tamanho que ocupe todos os espaços do dado.
- Passo 17: cole as ilustrações, preenchendo todo o espaço do dado, e passe fita adesiva transparente para que plastifique o material.
Criando a margem do rio
- Passo 18: na etapa correspondente aos perigos do rio, coloque a malha azul por cima da trilha, cobrindo todo o EVA.
Montando a ponte da trilha
- Passo 19: faça uma fileira com três cadeiras, uma do lado da outra. Com as outras três cadeiras, faça o mesmo processo, deixando-as uma de frente para outra. A ponte deve ficar em cima do início do rio, que é representado pela malha azul. Ao finalizar, cubra com TNT.
Construindo a fogueira
- Passo 20: Corte em partes iguais os seis rolos de papel de enrolar tecidos para fazer uma fogueira de 50 cm.
- Passo 21: Pegue quatro rolos e faça um quadrado, deixando espaços nas pontas, fazendo um formato de jogo da velha. Repita com os demais rolos, colando-os um em cima do outro, formando a lenha da fogueira.
- Cole dois rolos sobre outros dois rolos. Repita o mesmo com os outros rolos deixando um espaço nas camadas superiores.
- Passo 22: Dobre as folhas de celofane ao meio e recorte-as. Cole o celofane vermelho nas laterais da fogueira.
- Passo 23: Coloque o restante dos papéis (laranja e amarelo) no centro da fogueira, deixando as pontas para cima juntamente com a fiat de led piscante.
Montando o esquema eletrônico do dado
- Passo 24: monte os leds e o módulo mp3 na protoboard seguindo o arquivo “DadoEletronico2Leds” disponível entre os materiais que você baixou.
Carregando o código
Caso precise de ajuda na instalação e carregamento do código, acesse os vídeos:
- Passo 25: baixe o programa Arduino. Ao abrir o programa, vá em “Arquivo” e clique em “Preferências”. Isto serve para descobrir o diretório onde será copiado o código.
- Passo 26: você precisa saber o nome da pasta onde irá copiar o código do arduino. Para isso, veja no campo “Local do Sketchbook” o nome apresentado.
- Passo 27: ao abrir a pasta no Windows Explorer, você verá que a instalação do programa criou também uma pasta “libraries”. Você também irá utilizá-la para copiar os códigos.
Copiando o código
- Passo 28: baixe os arquivos do material em seu computador. Após descompactar o arquivo, dentro da pasta “Código Arduino” você vai encontrar duas pastas com os códigos referentes ao projeto. Cada uma dessas pastas irá para um destino diferente. Copie a pasta “Áudio” para a pasta que encontramos no passo anterior (Local Sketchbook).
- Passo 29: agora, dentro da pasta “Dado”, abra a pasta “Biblioteca” e copie o conteúdo. Neste caso, a pasta é “LedControl” para a pasta “libraries” no diretório onde foi instalado o Arduino. Essa pasta também foi criada pelo programa do Arduino na instalação no seu computador.
- Passo 30: abra o código copiado. Vá em “Arquivo” e clique em “Abrir”. Por padrão, o Arduino já abre o diretório onde copiamos a pasta do código. Selecione a pasta do projeto.
- Passo 31: clique para abrir a pasta e você encontrará o código do Arduino com o mesmo nome. Clique duas vezes ou aperte em “Abrir”.
- Passo 32: agora vamos carregar o código do seu computador para a placa do arduino. Conecte o cabo na porta USB do seu computador e também na placa do arduino. Vá até o programa do Arduino e na janela “Ferramentas” selecione o modelo da placa de arduino que você está utilizando. No caso deste tutorial, a placa é “Arduino/Genuino Uno”.
- Passo 33: ainda na janela “Ferramentas” selecione a “Porta:COM” que aparece na janela (se tiver mais de uma, selecione a de número maior).
- Passo 34: clique no ícone de “check”. Isso irá verificar se existe algum erro no código. Na área inferior do programa, uma mensagem “Compilando sketch” será apresentada junto com uma barra de progresso. Aguarde a mensagem “Compilação terminada”.
- Passo 35: se não aparecer uma mensagem de erro, clique no botão carregar. Isso irá gravar o programa na placa. Se tudo caminhou corretamente até aqui, será exibida a mensagem “Carregado” na parte inferior da tela.
Pronto, seu arduino está com o código carregado e já pode ser executado com essa nova função. Vamos testar?
Gravando os áudios
Importante: a seguir, você deve gravar os áudios que serão tocados quando o botão da caixa sonora for acionado. Na prática original, eles foram gravados de acordo com a realidade da escola e o contexto da disciplina. Mas você pode escolher outros para gravar, de acordo com a sua proposta, e/ou também pode pedir aos estudantes para produzirem os áudios.
- Passo 36: grave sons em formato mp3. Eles deverão ser executados em sequência no botão. Para gravar, você pode usar um gravador de áudio comum, presente na maioria dos celulares.
- Passo 37: copie e nomeie os arquivos com quatro dígitos, na sequência que você deseja com que sejam tocados na gaveta, como no exemplo a seguir:
Nome do arquivo | Ordenação |
0001.vozdoprimeirocaçador.mp3 | 1º áudio na placa sonora |
0002.barulhodepassos.mp3 | 2º áudio na placa sonora |
0003.vozsegundocaçador.mp3 | 3º áudio na placa sonora |
- Passo 38: salve os áudios no cartão de memória mini SD e insira-o no módulo leitor de mp3 da protoboard.
Montando a caixa do dado
- Passo 39: agora você deve montar a caixa que comportará o sistema eletrônico da parte sonora. Abra a pasta “Código Arduino” e envie o arquivo “Caixa-sonora-3mm” da pasta “Corte a Laser” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.
Importante: os desenhos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem neste programa.
Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.
Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (Caixa-sonora-3mm) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, usar caixa de jogos já prontas ou mesmo realizar o corte em MDF com algum marceneiro. A estrutura da caixa deve ter aproximadamente 12 cm de largura, por 12 cm de comprimento e 4 cm de altura.
- Passo 40: simule o encaixe das peças cortadas com fita crepe e, em seguida, fixe com cola instantânea as junções da estrutura para fazer a colagem definitiva. Fique atento para não colar a parte superior da caixa do dado eletrônico, pois será importante ter acesso à parte interna da caixa.
- Passo 41: monte o botão na protoboard. Após a finalização dos circuitos eletrônicos, cole com cola quente a protoboard e o alto-falante para saída do áudio no verso da tampa e o botão no furo correspondente, já cortados a laser.
- Passo 42: encaixe o fio e rosqueie o botão de rosca no furo correspondente, feito na tampa da caixa do caixa eletrônica com a cortadora a laser.
- Passo 43: posicione a tampa na caixa, lembrando que ela não pode ser colada para garantir o acesso ao esquema eletrônico no caso de algum problema ou para a mudança dos áudios.
- Passo 44: conecte a fonte de 5V e 2A na saída de alimentação do arduino ou em um adaptador USB para tomada, desde que seja 5V e 2A.
Criando o semáforo
- Passo 45: monte os botões na protoboard seguindo o arquivo “DadoEletronico2Leds” disponível entre os materiais que você baixou.
- Passo 46: depois de montar o circuito eletrônico, cole com cola quente a protoboard no fundo na caixa a ser montada, seguindo os mesmos passos de montagem da caixa eletrônica.
- Passo 47: com a montagem da caixa pronta, você deverá construir o semáforo. Use a sua imaginação! Para a construção deste material, as educadoras utilizaram um semáforo de brinquedo. Ele foi estilizado e após a finalização da pintura, os leds com as cores foram inseridos em seu interior.
- Passo 48: após a construção da caixa, insira as luzes de led e finalize o material.
Agora é só usar!
Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite o Librando com suas alunas e seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.
Precisa de ajuda?
Confira nossas sugestões de programas e tutoriais sobre eletrônica básica e desenho digital:
Inkscape
O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.
Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto.
Arduino
O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++. Aprenda a usar o Arduino em um tutorial de texto e no curso introdutório em vídeo.