Utilize a linguagem do teatro na promoção de estratégias pedagógicas inclusivas para desenvolver trabalho colaborativo, protagonismo e criatividade
Ainda que não percebamos, a linguagem teatral faz parte do dia a dia de ensino de educadores e estudantes. Ao contar uma história, e se valer de expressões faciais para engajar os ouvintes, ler um texto empostando a voz ou mesmo utilizar o corpo para se expressar, fazemos uso de recursos e ferramentas do teatro.
A utilização de técnicas teatrais em estratégias pedagógicas pode promover inúmeros benefícios aos alunos, como desenvolvimento do protagonismo, resgate da autoestima, empoderamento e estímulo ao trabalho colaborativo e à criatividade.
Além disso, contribuem para que o sujeito possa se expressar melhor e aperfeiçoar a projeção de sua fala. Em situações onde haja barreiras comunicacionais, essas habilidades são importantes para o desenvolvimento da interação entre estudantes.
Conheça experiências escolares com teatro acessível
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Outro aspecto importante dos recursos teatrais é o trabalho em grupo. Os estudantes são incentivados a realizar tarefas que valorizem as diferenças e os efeitos da colaboração, o que proporciona um ambiente acolhedor para todas e todos.
Os ganhos educacionais proporcionados pelo teatro podem ser alvo de estratégias pedagógicas de diferentes educadores. Para isso, é preciso levar em consideração a realidade da turma e o repertório dos estudantes, de forma a desenvolver uma proposta que potencialize as habilidades de cada um.
Para inspirar os educadores de todo país na elaboração de práticas pedagógicas que explorem as diversas possibilidades da segunda arte, o DIVERSA selecionou um conjunto de experiências educacionais inclusivas, em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março, e ao Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, de 20 de março.
Teatro de fantoches com painel sonoro: um estímulo à expressão
Ao identificar barreiras comunicacionais, as educadoras da EMEF Carlos Francisco Gaspar, em São Paulo, desenvolveram o Teatro de fantoches com painel sonoro, um material pedagógico acessível (MPA) para contação de histórias. O recurso envolveu as disciplinas de língua portuguesa, história e ciências.
Estudantes desenvolvem oralidade e criatividade com Cartola mágica
Em projeto para romper barreiras e incentivar a atividade teatral, a Escola Municipal Angelina Daige, do Guarujá (SP), desenvolveu protagonismo, trabalho colaborativo e ampliação de vocabulário dos estudantes. A estratégia pedagógica teve como objetivo a construção de um MPA que promovesse a plena participação de todos os estudantes aos conteúdos trabalhados.
Jovens encenam musical inclusivo que valoriza as diferenças
Além do desenvolvimento da aprendizagem, o teatro também pode ser um espaço de debates sobre o preconceito. Na escola Cid Boucault, em Mogi das Cruzes (SP), estudantes realizaram um musical inclusivo, envolvendo pessoas com e sem deficiência, para abordar temas como depressão e suicídio. O projeto nasceu do desafio de desenvolver nos estudantes o sentimento de pertencimento ao grupo escolar, bem como a valorização das diversidades.
Teatro acessível promove diversidade e representatividade nos palcos
Sendo um espaço de debate, o teatro promove discussões importantes sobre inclusão social. Conheça a história de atores e atrizes com deficiência que lutam por acessibilidade no meio artístico. Para eles, as pessoas com deficiência devem estar onde elas quiserem: no palco ou na plateia.