A Roda das frações é um material pedagógico acessível composto por um painel de cartolina com a imagem de uma circunferência dividida em frações de 1/2, 1/4, 1/3, etc. Conforme os estudantes giram um palito, uma roda se desenrola da parte de trás para a frente do painel, encobrindo uma determinada fração do círculo. Desse modo, eles podem entender concretamente a divisão fracionada da circunferência e sua representação numérica.
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
- Apresentação: o material proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar desafios matemáticos. Oferece opções para o uso da linguagem matemática por meio do uso de material concreto. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre divisão e fração.
- Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas pela apoiando a memória de trabalho.
- Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular a vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios matemáticos em diferentes níveis de complexidade.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar habilidades relacionadas à identificação e representação de frações, associando-as à resolução de problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Considerando o relato de experiência de educadores da Escola Municipal Oscar Weinschenck, na cidade de Queimados (RJ), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, a Roda das frações pode ser utilizada como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:
Matemática – 2º ano
Unidade temática | Números |
Objeto de conhecimento | Problemas envolvendo significados de dobro, metade, triplo e terça parte |
Habilidade | (EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais. |
Matemática – 4º ano
Unidade temática | Números |
Objeto de conhecimento | Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) |
Habilidade | (EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. |
Matemática – 5º ano
Unidade temática | Números |
Objeto de conhecimento | Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica |
Habilidade | (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. |
Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:
- Conhecimento: apoia a construção do conhecimento matemático, associando-a a materiais concretos e à resolução de problemas da vida cotidiana.
- Pensamento científico, crítico e criativo: favorece o letramento matemático pelo desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para a formulação e resolução de problemas.
- Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o pensamento matemático.
- Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.