Uma iniciativa Instituto Rodrigo Mendes

Quais são as dimensões de análise de um projeto educacional inclusivo?

Projetos de educação inclusivos se tornam consistentes e sustentáveis com ações contínuas de diferentes esferas sociais que se interrelacionam. 

As atividades de pesquisa e produção de conhecimento do DIVERSA são orientadas por um modelo conceitual elaborado por especialistas e conselheiros do Instituto Rodrigo Mendes. 

O esquema foi construído a partir de cinco dimensões: 

Políticas públicas

Refere-se a todos os aspectos de criação e gestão de políticas públicas que se relacionam com a educação inclusiva em um determinado país ou território. Abrange as instâncias legislativa, executiva e judiciária, isto é, o conjunto de leis, diretrizes e decisões judiciais que buscam concretizar o direito à educação inclusiva. 

Gestão escolar

Refere-se às diversas etapas de planejamento e desenvolvimento das atividades de direção de uma instituição de ensino. Abrange a construção de projetos político-pedagógicos, a elaboração de planos de ação e a gestão de processos internos da instituição e de suas relações com a comunidade. 

Estratégias pedagógicas

Refere-se às diversas etapas de planejamento e desenvolvimento das práticas voltadas ao ensino e à aprendizagem. Abrange as atividades do ensino regular, as ações destinadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o processo de avaliação de todos os estudantes. 

Famílias

Refere-se às relações estabelecidas entre a escola e as famílias dos estudantes. Abrange o envolvimento da família com o planejamento e o desenvolvimento das atividades escolares e contempla tanto as relações que favorecem a educação inclusiva, quanto as situações de conflito e resistência. 

Parcerias

Refere-se às relações estabelecidas entre a escola e os atores externos à instituição que atuam para dar apoio aos processos de educação inclusiva. Tais atores podem ser pessoas físicas ou jurídicas e abrangem as áreas da educação especial, da saúde, da educação não formal, da assistência social e outros. 

As áreas de intersecção entre as dimensões indicam a interdependência entre elas e são permeadas por temas transversais, como conteúdo curricular, formação de educadores, infraestrutura, acessibilidade, Tecnologia Assistiva etc.  

É importante ressaltar que a educação inclusiva almeja assegurar o direito à educação na perspectiva de propiciar a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem deve ser perseguida de forma ampla, envolvendo os estudantes, os educadores e os demais atores da comunidade escolar em uma perspectiva de rede. 

Infográfico sobre as 5 dimensões. A estrutura central é uma circunferência, da qual, em cinco pontos, destacam-se as dimensões: políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, parcerias e famílias. No centro da circunferência, está a aprendizagem.

 

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