Projetos de educação inclusivos se tornam consistentes e sustentáveis com ações contínuas de diferentes esferas sociais que se interrelacionam.
As atividades de pesquisa e produção de conhecimento do DIVERSA são orientadas por um modelo conceitual elaborado por especialistas e conselheiros do Instituto Rodrigo Mendes.
O esquema foi construído a partir de cinco dimensões:
Políticas públicas
Refere-se a todos os aspectos de criação e gestão de políticas públicas que se relacionam com a educação inclusiva em um determinado país ou território. Abrange as instâncias legislativa, executiva e judiciária, isto é, o conjunto de leis, diretrizes e decisões judiciais que buscam concretizar o direito à educação inclusiva.
Gestão escolar
Refere-se às diversas etapas de planejamento e desenvolvimento das atividades de direção de uma instituição de ensino. Abrange a construção de projetos político-pedagógicos, a elaboração de planos de ação e a gestão de processos internos da instituição e de suas relações com a comunidade.
Estratégias pedagógicas
Refere-se às diversas etapas de planejamento e desenvolvimento das práticas voltadas ao ensino e à aprendizagem. Abrange as atividades do ensino regular, as ações destinadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o processo de avaliação de todos os estudantes.
Famílias
Refere-se às relações estabelecidas entre a escola e as famílias dos estudantes. Abrange o envolvimento da família com o planejamento e o desenvolvimento das atividades escolares e contempla tanto as relações que favorecem a educação inclusiva, quanto as situações de conflito e resistência.
Parcerias
Refere-se às relações estabelecidas entre a escola e os atores externos à instituição que atuam para dar apoio aos processos de educação inclusiva. Tais atores podem ser pessoas físicas ou jurídicas e abrangem as áreas da educação especial, da saúde, da educação não formal, da assistência social e outros.
As áreas de intersecção entre as dimensões indicam a interdependência entre elas e são permeadas por temas transversais, como conteúdo curricular, formação de educadores, infraestrutura, acessibilidade, Tecnologia Assistiva etc.
É importante ressaltar que a educação inclusiva almeja assegurar o direito à educação na perspectiva de propiciar a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem deve ser perseguida de forma ampla, envolvendo os estudantes, os educadores e os demais atores da comunidade escolar em uma perspectiva de rede.