Arizinho

O objetivo da idealização desse material é viabilizar o acesso de todos os estudantes, com e sem deficiência, ao conteúdo de matemática de forma lúdica e significativa. 

Arizinho tem o formato de um robô e foi construído em placa de MDF com apoio de cortadora a laser. Ele conta com sensores de movimento em duas cavidades na parte superior da cabeça, além de braços, pernas e olhos.  

Para utilizar o material, os estudantes depositam a quantidade de bolinhas referentes a cada uma das parcelas da conta de somar e apertam o nariz para comprovar a sua hipótese de resultado. Depois de verificada a operação, os estudantes abrem a barriga do robô, retiram as bolinhas e zeram o mostrador para uma nova operação. 

Articulação com a Base nacional comum curricular

O projeto desenvolvido na construção e utilização do MPA envolve as operações básicas de matemática, principalmente as de soma e contagem. 

Considerando o relato de experiência da E.M. Vereador Ary da Silva Souza e as possibilidades de uso em outras escolasArizinho pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC): 

Matemática

Unidade temática Números
Objeto de conhecimento Contagem de rotina 

Contagem ascendente e descendente 

Habilidade (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação. 
Unidade temática Números 
Objeto de conhecimento Composição e decomposição de números naturais 
Habilidade (EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. 
Unidade temática Números 
Objeto de conhecimento Construção de fatos básicos da adição 
Habilidade (EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas. 
Unidade temática Números 
Objeto de conhecimento Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar) 
Habilidade (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. 

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

Arizinho foi confeccionado em sintonia com conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes. 

O formato lúdico do robô aguça a curiosidade e aumenta o envolvimento dos estudantes para realização de diferentes atividades matemáticas, cujahipóteses de resolução são validadas com a utilização do material. 

O material conta com elementos:  

  • Visuais: o robô em MDF e no display numérico acionado por sensor de presença
  • Táteis: colocação das bolinhas nas aberturas superiores do robô.  

O acompanhamento dos estudantes no processo de construção e a nomeação do robô reforçam a utilização do material como um elemento lúdico pertencente ao processo de aprendizagem de matemática 

É possível variar as estratégias para a utilização do robô em diferentes circuitos pedagógicos, o que enriquece a experiência e as possibilidades de expressão doestudantes sobre o conhecimento desenvolvido. 

Deixe um comentário