A Cartola mágica é um material pedagógico acessível criado com o objetivo de viabilizar o acesso de todos os estudantes, com e sem deficiência, a conteúdos de língua portuguesa e possibilitar a construção cooperativa de narrativas.
O material, desenvolvido de forma colaborativa por educadores e estudantes, foi confeccionado em MDF em uma cortadora a laser. Ele possui um sensor de presença, que capta pequenos movimentos e, ao ser acionado, reproduz aleatoriamente vários sons de animais e músicas. A cartola foi idealizada para ser utilizada juntamente a outros materiais de apoio, como uma estrutura de teatro de fantoches, bonecos de feltro, meias, entre outros objetos.
Para brincar, um estudante passa a mão sobre a cartola, acionando o sensor. Ao ouvir o som reproduzido, seleciona o fantoche correspondente em um painel e inicia sua apresentação no teatro.
A atividade pode ser realizada em duplas ou grupos, revezando a participação e criando diferentes histórias de acordo com os personagens indicados pelo áudio e pela criatividade dos estudantes. Enquanto esperam a sua vez, os demais despertam a atenção pela história e praticam o respeito pela fala do outro.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O projeto foi desenvolvido de maneira interdisciplinar, envolvendo conteúdos curriculares de língua portuguesa e artes.
Considerando o relato de experiência dos educadores da UME Angelina Daige e as possibilidades de uso em outras escolas, essa atividade pode ser utilizada como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):
Língua portuguesa
Unidade temática | Oralidade |
Objeto de conhecimento | Produção de texto oral |
Habilidade | (EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. |
Unidade temática | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Objeto de conhecimento | Formas de composição de narrativas |
Habilidade | (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. |
Artes
Unidade temática | Teatro |
Objeto de conhecimento | Processos de criação |
Habilidade | (EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
A Cartola mágica foi confeccionada utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e possui diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.
O formato lúdico do material favorece a participação e aumenta o interesse e o desejo das alunas e dos alunos pela atividade.
Considerando o uso do material na UME Angelina Daige, a atividade conta com elementos:
- Visuais: cartola e moldura do teatro;
- Táteis: fantoches e meias com velcro;
- Sonoros: reprodução de áudios, acionados por um sensor de presença.
Os estudantes podem participar e se expressar por diversas vias de aprendizagem, como cenestésica e/ou oral, uma vez que a atividade é coletiva, com alternância de papéis para o uso da Cartola e manuseio dos fantoches.
Proporcionar aos estudantes que customizem o teatro e escolham os personagens das possíveis histórias contribui para acionar os conhecimentos prévios e estimula o protagonismo no desenvolvimento da atividade. Essas estratégias garantem a participação de todos, ampliando o envolvimento no momento de utilização do material.