Uma iniciativa Instituto Rodrigo Mendes

Princípios

Considerando a experiência de 30 anos do Instituto Rodrigo Mendes na promoção da educação inclusiva, todas as atividades do DIVERSA são orientadas por cinco princípios, descritos abaixo:

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação

Sejam quais forem suas especificidades, toda pessoa tem o direito de acesso à uma educação de qualidade na escola inclusiva e de atendimento especializado complementar, de acordo com suas especificidades. Esse direito está em consonância com a “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e outras convenções compartilhadas pelos países membros das Nações Unidas.

Toda pessoa aprende

Sejam quais forem as particularidades intelectuais, sensoriais e físicas do estudante, partimos da premissa de que todos têm potencial de aprender e ensinar. É papel da comunidade escolar desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam a criação de vínculos afetivos, relações de troca e a aquisição de conhecimento.

O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular

As necessidades educacionais e o desenvolvimento de cada estudante são únicos. Modelos de ensino que pressupõem homogeneidade no processo de aprendizagem e sustentam padrões inflexíveis de avaliação geram, inevitavelmente, exclusão.

O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos

Acreditamos que a experiência de interação entre pessoas diferentes é fundamental para o pleno desenvolvimento de qualquer pessoa. O ambiente heterogêneo amplia a percepção dos estudantes sobre pluralidade, estimula sua empatia e favorece suas competências intelectuais.

A educação inclusiva diz respeito a todos

A diversidade é uma característica inerente a qualquer ser humano. É abrangente, complexa e irredutível. Acreditamos, portanto, que a educação inclusiva, orientada pelo direito à igualdade e o respeito às diferenças, deve considerar não somente as pessoas tradicionalmente excluídas, mas todos os estudantes, educadores, famílias, gestores escolares, gestores públicos, parceiros etc.


O DIVERSA adota um amplo conceito de diversidade humana para pensar a educação inclusiva. Nosso foco tem sido as pessoas com deficiência, tendo em vista que foram historicamente privadas da participação nas redes de ensino. Acreditamos que o apoio ao atendimento desses estudantes na escola inclusiva colabora para que a consciência sobre o anacronismo do modelo educacional predominante venha à tona e deixe de ser disfarçada ou adiada.

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