O DIVERSA conta com a preciosa colaboração de Conselheiros que auxiliam a equipe do projeto na definição de estratégias e ampliação de parcerias. Conheça aqui cada um dos membros do Conselho.
Conselho curador
Ana Elisa Pereira Flaquer de Siqueira
Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalha há 26 anos na rede municipal de ensino de São Paulo e desde 1996 é diretora da Escola Amorim Lima. Ana Elisa vem participando de uma experiência de modificação substantiva da prática pedagógica da unidade, que exige o fazer coletivo de educadores, estudantes e comunidade.
Conrado Hübner Mendes
Professor de direito constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP). É doutor em direito pela Universidade de Edimburgo, da Escócia, e doutor em ciência política pela USP. Foi HLA Hart Fellow na Universidade de Oxford, Georg Forster Fellow na Universidade Humboldt de Berlim, e Hauser Research Scholar da Universidade de Nova Iorque. É embaixador-científico da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil.
Fernando M. Reimers
Professor de educação internacional da Fundação Ford e diretor de educação global e política internacional da educação da Universidade de Harvard. Ministra cursos sobre a relação entre a política de educação, cidadania democrática, melhoria de ensino, inovação educacional e empreendedorismo social.
Lino de Macedo
Professor titular aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e membro da Academia Paulista de Psicologia. Orientou 80 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Atualmente, representa o Instituto Pensi, da Fundação José Luiz Egydio Setubal, no Núcleo Ciência para a Primeira Infância (NCPI).
Maria Teresa Egler Mantoan
Doutora em educação, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (Leped) da universidade.
Marta Gil
Consultora na área de inclusão, pesquisadora e coordenadora executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisa. Foi responsável pela concepção do Discovery, primeiro jogo corporativo sobre inclusão e pela elaboração da metodologia SESI SENAI de gestão da inclusão. É fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e colunista da Revista Reação. Autora do livro “Caminhos da Inclusão: a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP” e organizadora do livro “Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?”
Romeu Kazumi Sassaki
Consultor de inclusão social, especialista em reabilitação profissional, ativista de direitos da pessoa com deficiência e escritor sobre o paradigma da sociedade inclusiva. Tradutor oficial da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Presidente da Associação Nacional do Emprego Apoiado.
Conselho consultivo
Alexandre Borges
Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, é CEO e sócio da Mãe Terra, empresa de produtos naturais e orgânicos. Começou sua carreira na MasterCard International nos EUA, trabalhando depois na consultoria A.T. Kearney. Iniciou sua trajetória como empreendedor na Flores Online, empresa de e-commerce de flores no Brasil, adquirida pela americana 1800 Flowers. Fundou a empresa de comunicação Significa, adquirida pelo grupo americano Edelman em 2010. É professor do curso de empreendedorismo e novos negócios no Programa de Educação Continuada da FGV-SP desde 2008.
Elisete Baruel Oliveira Santos
Diretora de educação da Vitae Futurekids – Planeta Educação e coordenadora do projeto de cooperação técnica e pedagógica da Rede SACI e do Portal Planeta Educação. Graduada em pedagogia, fez estágio supervisionado no projeto educativo “Fazer a Ponte”, do Ministério da Educação de Portugal. Tem especialização em gestão da educação e novas modalidades de ensino e em contribuições para o entendimento da indisciplina e do fracasso escolar.
Jayme Serva
Publicitário, jornalista e consultor. Foi diretor de criação e de marketing direto em diversas agências de comunicação brasileiras e internacionais, como Wunderman, Publicis Norton e Leo Burnett, além de sócio e diretor da Milk Comunicação. Tem colaborações publicadas sobre temas como crítica literária e arquitetura, além de marketing, comunicação e empreendedorismo em veículos como as revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Brasileiros, Morar e About, e nos veículos especializados Meio & Mensagem e PropMark.
Karen Worcman
Graduada em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É fundadora e diretora do Museu da Pessoa, museu virtual de histórias de vida, fundado em 1991. É fellow da Ashoka Empreendedores Sociais desde 1999, instituição que identifica e apoia projetos de ação inovadora e de amplo impacto social em todo o mundo. É membro do Observatório da Imprensa e dos conselhos do Center for Digital Storytelling de Berkeley.
Katia Gonçalves Mori
Graduada em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), mestre e doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desde 1995 atua em programas e projetos com foco em educação, currículo e protagonismo juvenil para organismos governamentais e não governamentais, escolas e universidades. Coordenou a área de educação do Instituto Faça Parte de 2002 a 2012, atuou como assessora técnica para o Ciclo Autoral na reforma curricular Mais Educação da Secretaria Municipal de São Paulo. É consultora em educação para o Centro Latino-americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS), o Instituto Ayrton Senna, entre outros. É membro-fundadora da Rede Ibero-americana de Aprendizagem e Serviço Solidário.
Mara Gabrilli
Psicóloga, publicitária e deputada federal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de São Paulo. Em 1994 sofreu um acidente que a deixou tetraplégica. A partir daí, começou a trabalhar para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Em 1997, fundou o Instituto Mara Gabrilli, OSCIP que apoia atletas com deficiência, promove o desenho universal, fomenta pesquisas científicas e projetos culturais. Foi a primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, eleita e reeleita vereadora de São Paulo, sendo a mulher mais votada do Brasil. Foi eleita deputada federal com mais de 160 mil votos em 2010 e reeleita em 2014.
Maria Lucia Meirelles Reis
Atua em organizações sociais, desde 1980, e em projetos educacionais desde 1990. Fundadora e diretora do Centro de Voluntariado de São Paulo, desde 1997. Fundadora e diretora do Faça Parte Instituto Brasil Voluntário, de 2001 a 2013. Fundadora e diretora do movimento Todos Pela Educação, desde 2006. É avó de Talita, Thais, Beatriz, André, Jorge e Thiago.
Mozart Neves Ramos
Conselheiro do movimento Todos Pela Educação e diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna. Foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Foi secretário de educação de Pernambuco, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, reitor da Universidade Federal de Pernambuco, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e presidente-executivo do movimento Todos Pela Educação. É autor de livros e artigos sobre educação básica e ensino superior.
Priscila Cruz
Diretora-executiva do movimento Todos Pela Educação, atuou na concepção e lançamento do Todos Pela Educação e do Instituto Faça Parte e foi coordenadora do Ano Internacional do Voluntário da ONU no Brasil. Antes de entrar na área social, foi consultora de negócios e gestora de marketing. É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, tendo recebido o prêmio de aluna destaque 2014/2015. É graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela USP.
Regina Scarpa
Diretora Pedagógica da Escola e do Instituto Vera Cruz, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.
Renata Farhat Borges
Jornalista com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutorado (em andamento) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Criou e dirige a Editora Peirópolis, que publica há mais de 20 anos livros sobre educação, desenvolvimento social, meio ambiente e literatura infantojuvenil. Foi presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre) e consultora e editora responsável de publicações de diversas instituições nacionais.
Ricardo Santos
Sócio e fundador da Milk. Atua no mercado de comunicação há mais de 20 anos. Começou a praticar corrida de rua em 2005 e a pedalar em 2010 e hoje é referência em mobilidade urbana. Divide seu tempo entre a Milk e ações relativas a esporte e qualidade de vida. É também diretor da OSCIP Bicicleta para Todos que tem como objetivo facilitar o acesso à bicicleta para a população brasileira.