É comum que as famílias de crianças e adolescentes com deficiência enfrentem dificuldades para conciliar todas as obrigações de saúde recomendadas aos seus filhos com as atividades educacionais. Trata-se de uma tarefa complexa, já que o tempo é limitado e existem muitas demandas que precisam ser atendidas.
Porém, lembrem-se de que educação e saúde são direitos essenciais, e ao mesmo tempo complementares, para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. Educação não se refere apenas à aquisição de conhecimentos acadêmicos, mas também ao desenvolvimento de competências sociais, emocionais e intelectuais que serão imprescindíveis para seus filhos.
Por outro lado, a saúde é fundamental, inclusive, para que seus filhos possam aproveitar plenamente as oportunidades educacionais. Problemas de saúde podem criar barreiras significativas para o aprendizado, afetando a frequência escolar, o desempenho acadêmico e a motivação dos alunos.
Negligenciar uma dessas áreas compromete o pleno desenvolvimento. Investir simultaneamente em ambas promove um ciclo virtuoso, no qual pessoas saudáveis aprendem melhor e pessoas bem formadas podem cuidar de forma mais consciente de sua saúde.
O desafio, então, é gerir o tempo para essas duas dimensões. Conversem com seus filhos, a equipe da escola e os profissionais da saúde para definir quais atividades são prioritárias. Sempre que possível, planejem os calendários de saúde e educação e informem à escola sobre os compromissos complementares de seus filhos, negociando quaisquer atividades que se sobreponham. Lembrem-se de considerar os tempos de deslocamento de um lugar ao outro no seu planejamento e busquem, se possível, opções próximas umas das outras.
Não se culpem por ter de abrir mão daquilo que não é essencial, até porque as crianças e os adolescentes precisam de espaços para brincar, jogar e interagir com amigos. Essas atividades são preciosas para a saúde e a aprendizagem.
Lembrem-se
- Educação e saúde são direitos complementares. Não se contentem com apenas uma delas.
- Planejem o uso do tempo dos seus filhos, criando rotinas e avaliando a necessidade de cada atividade.
- Brincar também é uma questão de saúde.