5.2 Como participar do processo educacional?

Sabemos que o dia a dia é bastante desafiador. Com frequência, é preciso conciliar as demandas da família com o trabalho e outras responsabilidades. Por essa razão, muitas mães e pais têm dúvidas sobre como poderiam estar mais presentes na educação de seus filhos.

Uma das estratégias que pode ser considerada é participar ativamente das reuniões promovidas pela escola, sempre que possível, para discutir o que vem sendo feito. Caso esses encontros não estejam sendo realizados, recomendamos que vocês conversem com os gestores e os solicitem.

Outra forma de participar é manter o diálogo constante com os educadores (professores, especialistas, profissionais de apoio etc.). Para isso, as famílias podem aproveitar os momentos de convívio nos espaços coletivos. Além disso, vale explorar canais como e-mail, grupos de mensagens e demais meios de comunicação disponíveis.

Essas conversas ajudam a compreender como está sendo o dia a dia de seus filhos na escola. Isso pode oferecer pistas sobre eventuais dificuldades, seus interesses e outros aspectos que podem interferir positiva ou negativamente em seu processo de aprendizagem.

É sempre saudável manter uma relação cordial e de confiança com a coordenação pedagógica e a direção da instituição. Esses profissionais têm em suas mãos as ferramentas para promover as mudanças necessárias para um bom acolhimento.

Ainda que pareça evidente, é importante manter o diálogo aberto com seus filhos sobre a rotina deles nos ambientes que frequentam. As crianças e adolescentes gostam de enxergar a escola como um espaço de individualidade e nem sempre aceitam compartilhar suas vivências.

Nesse sentido, é válido fazer-lhes perguntas específicas sobre o dia a dia. Evite questões genéricas, como “as aulas de hoje foram boas?”, ou muito intrusivas, como “você está gostando de alguém?”. Substitua-as por questões mais diretas, como “o que você aprendeu em matemática hoje?” ou “vai ter alguma avaliação esta semana?”. Busque mostrar que vocês estão disponíveis para apoiá-los na criação de soluções em relação às dificuldades que possam aparecer.

Por fim, a participação no processo educacional dos seus filhos pode ser favorecida pelas relações de troca cultivadas com a comunidade escolar. Conversar com outras famílias, formar grupos de mensagens e compartilhar seus desafios, angústias e alegrias pode fortalecer o senso de grupo e a parceria com outras famílias.

Lembrem-se

  • Sabemos que a conciliação do trabalho com o cuidar da família é desafiadora.
  • Mesmo com pouco tempo, as famílias não devem abrir mão dos momentos de dedicação à escuta e ao acolhimento de seus filhos.
  • O diálogo aberto e constante com a equipe da escola e outras famílias facilita a percepção de dificuldades no percurso educacional e a criação de soluções.

Realização

Correalização

Apoio

Parceiros institucionais do IRM

Receba a newsletter do DIVERSA