3.1 Benefícios de todos estudarem juntos

Hoje, a maioria das famílias opta por matricular seus filhos em escolas inclusivas, mas ainda existem aquelas que apresentam dúvidas quanto a essa escolha. Esse dilema é, antes de mais nada, compreensível. No entanto, especialistas de várias partes do mundo consideram a escola inclusiva como a melhor opção para a educação de crianças e adolescentes com deficiência em virtude de um amplo conjunto de fatores:

  • Propicia a interação entre os estudantes, ingrediente fundamental para a aprendizagem.
  • Permite que todo estudante tenha acesso ao mesmo currículo, mesmo que certos casos demandem diversificações das estratégias pedagógicas.
  • Favorece o desenvolvimento dos vários tipos de competências: cognitivas, socioemocionais etc.
  • Impulsiona a construção da autonomia.
  • Amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
  • Contribui para a construção de uma sociedade igualitária, que valoriza as diferenças.

Uma das razões que faz algumas famílias ainda temerem a proposta inclusiva é o medo de que seus filhos sofram discriminação ou bullying. Os estudos sobre esse assunto mostram que qualquer característica que contraste com os padrões que orientam um determinado grupo (ser magro ou gordo, usar óculos ou aparelhos dentários, ser tímido ou expansivo, não gostar das brincadeiras preferidas pela maioria etc.) pode desencadear esse tipo de comportamento em crianças, a partir de uma ação física ou psicologicamente agressiva. Portanto, o bullying não se restringe aos alunos com deficiência. A crença de que eles são necessariamente mais frágeis não é verdadeira. Ela constitui apenas mais uma forma de preconceito.

O bullying pode ocorrer com qualquer estudante e deve ser enfrentado como um problema coletivo. É papel de toda a comunidade escolar atuar em relação ao agressor, mediar o conflito e trabalhar com todos seus atores na busca por soluções. Nesse sentido, esse tema não deve ser aceito como uma justificativa para a segregação de ninguém.

Por outro lado, algumas pessoas alegam que crianças e adolescentes com deficiência demandam muitos cuidados e não deveriam estar no ambiente escolar. Nós partimos do princípio de que todo sujeito humano tem o direito de conviver e aprender nesse ambiente, sendo responsabilidade de todos (gestão escolar, educadores e familiares) prover os recursos e meios necessários para que isso seja possível.

Matricular seus filhos em um ambiente onde eles possam conviver com outras crianças e, ao mesmo tempo, ser desafiados a desenvolver suas habilidades, respeitando seu jeito de ser e estar no mundo, é a melhor escolha.

Lembrem-se

  • Vários fatores, como acesso ao mesmo currículo, desenvolvimento de competências e favorecimento da autonomia, mostram porque as famílias devem optar pela escola inclusiva.
  • O bullying pode ocorrer com qualquer aluno e deve ser enfrentado como um problema coletivo.
  • Matricular seus filhos em uma escola inclusiva é a melhor opção.

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