1.1 Lugar de criança e de adolescente é na escola

A infância e a adolescência são fundamentais na vida de todo ser humano. Nelas, aprendemos a nos relacionar com outras pessoas, formamos nossa bagagem de emoções, expandimos nossa capacidade de aprender e desenvolvemos boa parte de nossas competências, habilidades e potencialidades. A escola é um dos lugares onde mais se desfruta dessas grandes oportunidades.

Um dos aspectos que ampliam esse papel é a convivência entre pessoas de diferentes raças, gêneros, origens sociais e culturais, características físicas, sensoriais, intelectuais, emocionais etc. A diversidade de histórias e contextos de aprendizagem com que a criança e o adolescente interagem no espaço educativo faz com que seu conhecimento aumente de forma estruturada e estimulante. Assim, os estudantes vivem plenamente o presente e se formam para o futuro.

O papel da escola como local de proteção social e garantia de diversos direitos é notável. Além disso, participar dessa instituição é essencial para o desenvolvimento social e emocional. É por meio do contato diário que os alunos constituem amizades, estabelecem vínculos afetivos e, por outro lado, se deparam com conflitos e desafios. Isso faz com que eles aprendam a respeitar, se posicionar, expor seus próprios limites, trabalhar em equipe e resolver problemas de forma pacífica. A interação com os colegas e professores estimula o fortalecimento da autoestima, da confiança e das habilidades de comunicação.

Entendemos que uma escola inclusiva acolhe todos os perfis de estudantes e reconhece que suas singularidades precisam ser consideradas. Crianças com alguma deficiência, por exemplo, devem participar de todas as atividades pedagógicas juntamente com as demais. Isso requer a diversificação de estratégias de ensino, formatos dos conteúdos curriculares, ferramentas de avaliação e outras medidas que favoreçam a aprendizagem de todos.

Sabemos que não existe escola pronta e perfeita. A construção de um ambiente inclusivo é um processo que leva tempo e requer esforço dos vários atores envolvidos. O importante é termos clareza de que toda criança e todo adolescente têm o direito de estar na escola.

Lembrem-se

  • A escola é essencial para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
  • Nunca desistam da aprendizagem de seus filhos, porque toda pessoa aprende e ensina.
  • Cada vez mais as crianças com deficiência estão deixando os ambientes segregados e frequentando as escolas inclusivas.
  • O convívio com as diferenças beneficia a aprendizagem de todos os estudantes.

Você sabia?

O Brasil vem apresentando importantes conquistas quanto à educação de crianças e adolescentes com deficiência. Nos últimos dez anos, a quantidade de matrículas desse público na educação básica dobrou, chegando a 1,8 milhão de estudantes. Além disso, 91,3% desses alunos estão estudando em escolas inclusivas e exercendo seu direito ao convívio com a comunidade escolar.

classes especiais
classes comuns
total

2008
319.924
375.775
695.699

2010
218.271
484.332
702.603

2012
199.656
620.777
820.433

2014
188.047
698.768
886.815

2016
174.886
796.486
971.372

2018
166.615
1.014.661
1.181.276

2020
156.025
1.152.875
1.308.900

2022
154.809
1.372.985
1.527.794

2023
154.010
1.617.420
1.771.430

Fonte: Painel de Indicadores da Educação Especial

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