A Lata de criação de histórias é um material pedagógico acessível feito a partir de uma lata de tinta usada. O material é customizado para servir de suporte para estudantes colarem elementos de uma narrativa. A lata pode ser usada em atividades colaborativas para recontar contos conhecidos ou para a criação de novas histórias.
O recurso foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar competências e habilidades voltadas à elaboração de narrativas, à escuta de textos, ao reconto oral, à produção textual e ao uso de recursos expressivos de histórias em quadrinhos. Sua produção é de nível fácil e faz uso de recursos de fácil acesso.
Articulação com a Base nacional comum curricular
A Lata de criação de histórias foi usada pela professora Daniele Domingos durante uma aula de língua portuguesa na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no município de Mesquita (RJ). A turma de 2º ano do ensino fundamental era formada por 26 estudantes. Um dos garotos tinha autismo e uma menina, deficiência intelectual. Você pode ler o relato completo da docente sobre a prática no link abaixo do vídeo.
Considerando a atividade desenvolvida pela professora Daniele, a Lata de criação de histórias pode ser usada como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):
Língua portuguesa – 1º e 2º anos do ensino fundamental
Prática de linguagem | Escrita (compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Escrita autônoma e compartilhada |
Habilidade | (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço) |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
A Lata de criação de histórias é um material pedagógico acessível que dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem nos seguintes aspectos:
- Apresentação: personagens, cenários e recursos expressivos são produzidos com linhas claras e bem definidas, com marcação em braille.
- Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos alunos na criação das narrativas, complementando ou substituindo a expressão verbal.
- Motivação e engajamento: a oportunidade de criação de histórias que acessem o repertório dos estudantes ajuda na motivação e engajamento.