Sobre o projeto

O DIVERSA é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Ministério da Educação e diferentes organizações comprometidas com o tema da equidade.

Nosso objetivo é apoiar redes de ensino no atendimento de estudantes com deficiência em escolas comuns. Para isso, investimos esforços em três estratégias voltadas à troca de experiências e à construção de conhecimento:

  • PORTAL DIVERSA Plataforma web que oferece conteúdos teóricos e práticos sobre educação inclusiva e um serviço de atendimento a dúvidas dos usuários.
  • diversa-presencial DIVERSA PRESENCIAL Encontros presenciais que promovem diálogos sobre dificuldades enfrentadas por educadores de escolas comuns.
  • comunidade-diversa COMUNIDADE DIVERSA Rede de troca formada por usuários do portal e participantes do presencial que promove discussões coletivas e catalisa a produção de conhecimento.

Conheça os impactos do DIVERSA


História

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas de educação inclusiva desde 1994.

Ao longo de sua história, se aproximou da realidade das escolas públicas brasileiras e iniciou um programa de formação continuada, desenvolvido em parceria com secretarias de educação.

Ao perceber que as redes de ensino já dispunham de interessantes experiências sobre educação inclusiva, a direção do IRM vislumbrou a criação de um portal destinado à construção de conhecimento, a partir das práticas das próprias escolas.

Em 2010, a ideia começou a se transformar em realidade durante um seminário realizado na Universidade de Harvard, no qual o fundador do IRM, Rodrigo Hübner Mendes, participou como conferencista. Nessa ocasião, foram identificados os primeiros parceiros do projeto e iniciou-se o desenho conceitual e estratégico da iniciativa, posteriormente batizada de DIVERSA.

Conheça mais iniciativas do IRM