Wilza Feitosa Silva Carvalho

PROJETO A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Tendo em vista a ausência da família na escola, elaboramos este projeto onde a participação da família é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças com e sem deficiência.

O projeto teve inicio no mês de agosto na escola municipal Maria Luiza de Aquino, Alagoa Nova/PB. Iniciamos as ações deste projeto com a palestra sobre o seguinte tema: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS, onde convidamos a comunidade em geral para se fazer presente, o número de pais envolvidos foi muito gratificante. 

Elaboramos um quadro de opiniões com as crianças, onde elas falaram e ilustraram baseado nas seguintes perguntas: o que aprendi, o que eu estou aprendendo, o que eu quero aprender. Este painel foi exposto para toda a escola e comunidade, onde os pais observaram o desempenho e aprendizagem de seus filhos.

Houve a semana da leitura onde a participação da família foi de grande importância. Teve rodas de leitura na escola, no mercado público, no fórum e nas praças da cidade tendo a participação de toda a comunidade escolar na qual a aluna V., do quarto ano, que tem a deficiência (síndrome leve), destacou-se e sua família dificilmente prestigiava seus trabalhos escolares. Através deste projeto, a família da mesma despertou, viu como sua filha é importante e a partir deste momento, começaram a prestigiar todos os trabalhos realizados na escola.

Realizamos uma culminância de todos os trabalhos tais como: cartazes, apresentações culturais, pintura, painéis. No decorrer deste projeto, além da participação da família, tivemos o apoio da secretaria municipal de educação.

A participação da gestora Celiane Neri foi exemplar, pois nos apoiou em todo o projeto realizado no decorrer do curso de educação inclusiva, também contamos com o apoio das parcerias, dentre elas: Instituto Rodrigo Mendes, Alpagartas (programa Aluno Nota 10), temos também o apoio do AEE onde os alunos são atendidos em outras instituições escolares.

Ao final da nossa empreitada, após traçadas estratégias, indicadores e avanços, podemos constatar que tivemos nosso objetivo principal alcançado, que foi inserir a família na escola.

 

Participante do Monitoramento de projetos em educação inclusiva – 2013

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: