Relatos iniciais do DIVERSA

QUE BOM QUE ESTAMOS APRENDENDO COM

Profª Esp. Sueli de Fátima Xavier Ribeiro
Rede Municipal de Educação (RME) de Cuiabá

Nos últimos anos foram realizados na escola discussões para tratar da perspectiva de inserção/inclusão de alunos com deficiências na unidade escolar, reflexão e reorganização do Projeto Político Pedagógico (fase final). Ao receber o primeiro aluno com deficiência física no ensino fundamental do período matutino que utilizava cadeira de rodas. De acordo com o laudo médico, com Transtorno Global de Desenvolvimento, (TGD), matriculado no1º ano, do 1º ciclo período matutino, refletiu-se, sobre as possibilidades de contribuição da Educação Física para essa criança na perspectiva da educação inclusiva. Perguntou-se: Quais ações desenvolver, que estabeleçam elementos e contribuição para o ensino-aprendizagem, desenvolvimento motor e cognitivo deste aluno? Fez-se necessárias mudanças de hábitos e atitudes, planejamentos mais específicos, atividades e dinâmicas adaptadas de acordo com a necessidade e especificidade da criança. Voltado para o desempenho da coordenação motora viso-motor, cognitivo, equilíbrio, força, lateralidade. Envolvimento nas festividades, brincadeiras, atividades rítmicas que facilitaram a conscientização do próprio corpo em relação ao meio, espaço, tempo, ritmo e velocidade, brincaram no sentido do coletivo, das regras, dos valores. A metodologia deste projeto tem como proposta ações inclusivas: Ensinar com qualidade, mudanças de hábitos e atitudes, baseada na afetividade e na superação de limites, com igualdade e respeito mútuo. Partiu das possibilidades de movimento que o aluno apresentou. Observação do relatório e do laudo fornecido pelo médico e do diagnóstico feito com a mãe, para perceber o comportamento dele em casa, com seus familiares e com os amigos.

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