Relatos iniciais do DIVERSA

O projeto Teia Inclusiva da aprendizagem foi desenvolvido na Escola M. Dr. Fernando Cunha Lima, na cidade de Alagoa Nova com a finalidade de envolver toda comunidade escolar sob um olhar na perspectiva da Educação Inclusiva e sobretudo, de ampliar a articulação do fazer da sala AEE e da sala comum.

Desde a implantação que ocorreu no mês de julho do ano de 2012, a escola teve uma preocupação maior voltada para essa perspectiva, até porque, foi crescente o número de alunos com deficiência matriculados. O curso promovido pelo Instituto Rodrigo Mendes, veio nos dar esse suporte com um grande acervo teórico a partir do histórico até o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado – AEE para pessoas com alguma deficiência e a continuidade, que resultou nesse curso, tem ampliado a articulação entre sala AEE e sala comum, a fim de encontrar subsídios com base na visão metodológica, buscando alternativas nas estratégias pedagógicas promovendo encontros semanais com toda a equipe pedagógica para troca de experiências "Eu aprendo com você e você aprende comigo". Durante nossos encontros, percebemos que os alunos com deficiência estão na escola, mas os professores encontram dificuldades em inclui-los.

Foi pensando nessa realidade que nós, profas da sala AEE, traçamos estratégias como a de construir um portfólio com o perfil dos alunos com deficiência, chegaram à sala comum e ao AEE.

Quando concluímos, fizemos as trocas dos relatos. Ao analisarmos esses registros, vimos como há alunos com deficiência ocupando um lugar na sala de aula, no entanto, não como participante, mas como ouvintes. Sentimos a necessidade de criar outro portfólio, dessa vez, com sugestões de atividades individuais e/ou coletivas contextualizadas, interdisciplinares embasadas em situações cotidianas, também partilhamos momentos de construção de recursos pedagógicos contemplando todos os alunos nas suas especificidades.

Houve um envolvimento dos professores para realização desse projeto sob um novo olhar para o fazer em sala de aula. Foi visível a mudança de postura de algumas professoras, sendo refletido nos avanços dos alunos. Motivo de orgulho e satisfação para todos que fazem parte da escola.

No entanto, ao longo desse projeto encontramos barreiras, principalmente a dificuldade de preparar o cronograma e marcar os encontros, não chegávamos ao consenso. Pensamos em mudar o projeto, porém a articuladora do curso Regina, nos ajudou a encontrar uma solução: as professoras do AEE encontrarem com as profs sala comum no mesmo turno e em três encontros com toda equipe pedagógica. Não foi fácil, mas com todas as implicações, temos a nítida percepção de que estamos trilhando numa Educação fundamentada na perspectiva inclusiva.

Entretanto, para a realização desse projeto, a Gestora e a Coordenadora foram de fundamental importância, contribuindo em todas as ações, articulando as professoras para participarem das reuniões, incentivando-os na realização das estratégias pedagógicas e aplicabilidade das atividades orientadas pelas profs sala AEE. Ressaltando a articuladora do curso Regina que nos instigou, apoiou e orientou para que nosso projeto tivesse efeito de construção do ensino-aprendizagem.

Contudo, percebemos que foi possível encontrarmos caminhos que pudessem envolver todos os alunos, especialmente com deficiência, acreditando no potencial deles, mesmo com alguma limitação e buscando uma aprendizagem fundamentada na independência, autonomia e empoderamento.

 

Equipe

1-Sandra Maria Ramos Cavalcante de Morais

2-Erica Sonnaly Ricardo Gouveia

3-Marilene Melquíades de Araújo

4-Lucineide Ribeiro da Cruz

5-Chistina Graciano

6-Vanusa Luisa da Silva

 

Participantes do Monitoramento de projetos em educação inclusiva – 2013

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