Relatos iniciais do DIVERSA

A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NA ESCOLA: CONSTRUINDO PARCERIAS

SILVA, Natalie Aparecida Sturaro EM Rui Carlos Vieira Berbert | Secretaria Municipal da Educação de Presidente Prudente/SP

Estamos vivendo um momento onde a luta contra as desigualdades educacionais desafia a escola a mudar seus princípios e métodos de forma a contemplar a todos. Após a instituição da Nova Política Nacional de Educação Inclusiva, que determina a transformação do caráter substitutivo das salas e escolas especiais, há um esforço para que todos os alunos em idade escolar sejam inseridos em classes regulares de ensino e recebam Atendimento Educacional Especializado no contraturno escolar. Nesta perspectiva, a Política de Educação Inclusiva se efetiva mediante a articulação entre o ensino comum e o Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais.

O trabalho realizado no AEE na Sala de Recursos Multifuncional e serviço de itinerância é extremamente importante, haja vista que o professor especialista auxilia a escola a refletir sobre as ações e adaptações necessárias para que os alunos com deficiência possam participar ativamente e positivamente da dinâmica escolar. Além disso, este realiza o suporte consultivo através de orientações às famílias, professores e equipe escolar favorecendo a mediação e construção de parcerias. Parafraseando Mantoan (1988), a inclusão deve causar uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita a ajudar somente os alunos que apresentam deficiências ou dificuldades na escola, mas apoiar a todos: professores, alunos e setor administrativo para que obtenham sucesso na corrente educativa geral. O presente relato refere-se ao trabalho de parceria efetivado entre AEE e escola em 2011, na EM Rui Carlos Vieira Berbert. A referida escola conta com uma sala de recursos multifuncional para atender aos alunos público alvo da Educação Especial da própria escola e de outras escolas de bairros próximos.

Durante o ano de 2011, um dos trabalhos que merece destaque neste relato, refere-se a aproximação e envolvimento entre professores e tutores (cuidadores de alunos com graves comprometimentos), a fim de promover a participação e o desenvolvimento dos alunos com deficiência presentes na unidade escolar. Pelo fato da unidade escolar contar com uma sala de recurso multifuncional, tal parceira fluiu de modo espontâneo, possibilitando ao professor do AEE o acompanhamento constante do trabalho a ser desenvolvido com as crianças, mediante os acontecimentos cotidianos: houve um acompanhamento constante dos alunos nos diversos ambientes (sala de aula, educação física, refeições, apresentações e festas), sendo que as orientações aos professores e tutores foram realizadas cotidianamente, mediante as dúvidas surgidas dentro de uma determinada situação vivenciada no momento.

As ações do AEE junto aos alunos também puderam ser melhor direcionadas, pois a todo tempo, podíamos discutir e analisar as habilidades, potencialidades e dificuldades do aluno na escola. Avaliamos que a existência de uma sala de recursos multifuncional dentro da Unidade Escolar foi muito positivo, uma vez que o princípio da Educação Inclusiva foi efetivado mediante o envolvimento dos profissionais na busca de práticas inclusivas que priorizaram o desafio de ensinar a todos respeitando seu ritmo e concomitantemente possibilitando maior autonomia. Além disso, ressaltamos que o trabalho em parceria entre AEE e Sala Regular, possibilitou a união dos professores, diminuindo distinções de papéis existentes entre estes, com a colaboração conjunta e compartilhamento de responsabilidades que permitiram o maior avanço e desenvolvimento.

Orientador: Jussara Oliveto Miralha – Coordenadora Pedagógica

Colaboradores: Fukumoto, Andréia (Profª da sala comum) Guilhen, Aparecida Parrão (vice diretora da escola em 2011)

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