Elias Hendrikson Corgozinho

O projeto FINDING TALENTS (encontrando talentos) foi desenvolvido em escola municipal com alunos entre 11 e 12 anos de idade sendo que alguns deles possuem alguma deficiência (auditiva ou intelectual).

Esse projeto consiste em aplicar atividades do currículo municipal em forma de atividade social para o ensino de língua Inglesa, dessa forma os alunos desenvolvem textos que são transformados em roteiros para um curta metragem. As falas são traduzidas para o inglês e treinadas por eles que praticam o read, write, listen e speak. Os alunos com deficiência são introduzidos nas cenas onde participam e interagem com os outros alunos fazendo associação dos eventos com as falas em inglês ou as palavras escritas por eles. A maior dificuldade encontrada de fato é a falta de recursos para desenvolvimento de atividades diferenciadas com os alunos, pois dar aulas em ambientes diferenciados da sala de aula pode ajudar na dinâmica de percepção das diferentes situações que envolve a língua falada em diversos ambientes e ocasiões. Sendo assim, usamos tudo que está ao nosso alcance para proporcionar uma experiência com a língua estrangeira no cotidiano da sala de aula. As orientações dos especialistas do AEE nos ajudaram, especialmente com o tema Bullying, pois quando tratamos de situações inclusivas, o bullying parece ter mais evidencia.

Bem, durante a realização do projeto toda equipe da escola participou com alguma coisa, o apoio da direção foi fundamental, o apoio pedagógico pode corrigir algumas falhas e os pais vieram todos para assistir ao filme no final. Foi um sucesso entre os alunos e com os pais deles! Finalmente eles gravaram frases e palavras que não saiam mais da mente deles (de acordo com a fala de alguns alunos).

 

Participante do Prêmio Educador Nota 10 – 2013

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: