Relatos iniciais do DIVERSA

Olá, meu nome é Cristiane Mendes, sou professora do Atendimento Educacional Especializado. Iniciamos um projeto na escola baseado no Curso Portas Abertas para a Inclusão. Eu, a coordenadora pedagógica Heloíza Moreira e o professor de Educação Física Paulo Carneiro.

Uma de nossas atividades foi idealizada pelo professor de Educação Física e foi desenvolvida numa turma de 5º ano com uma aluna com diagnóstico de sequela neurológica por Paralisia Cerebral. A referida aluna nunca havia participado das atividades de Educação Física e motivados pelo curso, investimos para que fosse possível a sua participação numa aula onde os alunos praticariam vôlei sentados. 

A turma do 5º ano ficou bastante empolgada e o fato de ser uma atividade em que eles ficariam sentados, facilitaria a participação da aluna, visto que ela não anda e não seria adequado jogar com os colegas, sentada na cadeira de rodas. Os alunos iniciaram a atividade orientados pelo professor de educação Física, com a colaboração da professora da Sala de AEE. Foi escolhido o espaço da quadra poliesportiva, para ser realizada a atividade, os alunos seguraram a fita que serviu como rede e todos participaram de alguma forma. A direção da escola colaborou com o apoio logístico, tirando as fotos entre outras providências. Foi uma atividade riquíssima e todos os alunos participaram ativamente no jogo, inclusive ajudando a aluna com deficiência física a passar a bola quando ela apresentou alguma dificuldade.

 

Participante do curso Portas abertas para a inclusão – 2013

Deixe um comentário