Educadores e gestores da Secretaria Municipal da Educação de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) contam como efetivaram a educação inclusiva durante a pandemia
Somos professores e gestores da rede municipal de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e participamos da formação continuada chamada DIVERSA Presencial no ano de 2020, um ano atípico em razão da pandemia do novo coronavírus. O momento nos levou a refletir sobre a existência humana e também contribuiu para (re)pensar novas formas de ensino. Foi, e ainda está sendo, um período de aprendizado, luta e persistência. Afinal, promover ensino remoto na realidade brasileira não é uma tarefa fácil, muito menos simples.
A rede, que conta com educação infantil e ensino fundamental I e II, tem um total de 3.368 alunos. Todas as escolas de ensino fundamental contam com salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a educação infantil conta com um professor de AEE volante.
A educação inclusiva vem sendo estruturada com iniciativas de intersetorialidade de políticas públicas e sociedade civil em nosso município. Assim, iniciamos a formação buscando expandir conhecimentos e aprimorar as práticas pedagógicas partindo de uma perspectiva inclusiva.
No decorrer da formação, apresentamos o caso do estudante Luiz Eduardo, que tem diagnóstico de paralisia cerebral diplégica espática, secundária a complicações de prematuridade extrema. Em 2020, ele estava matriculado no 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Arnaldo Moraes Ribeiro, que possui cerca de 1.038 estudantes.
O estudante e a família
Luiz Eduardo começou a frequentar a unidade escolar em 2019, quando seus horários eram ajustados conforme suas especificidades e uma monitora o acompanhava em tempo integral. Sua fala ainda não havia sido totalmente desenvolvida.
Devido a pandemia, as aulas passaram a ocorrer de forma remota e a participação da família, em especial a mediação da mãe, foi essencial.
Desde o início do ensino remoto, o acompanhamento foi feito pela plataforma Plurall, disponibilizada pela prefeitura, onde os professores gravam aulas e postam vídeos e atividades. As aulas são gravadas pelo Google Meet, para que os estudantes acessem conforme sua disponibilidade.
O contato com os familiares também foi mantido por mensagens e videochamadas no WhatsApp.
Conforme as formações aconteciam, refletíamos sobre a prática inclusiva, observando as potencialidades e as individualidades de cada estudante. Diante disso, foi necessário revisitar nossas estratégias, e, principalmente neste momento pandêmico, foi necessária uma escuta mais atenta com estudantes, familiares e demais profissionais da escola. Fortalecemos a parceria com a família, por meio de um trabalho colaborativo, dialógico e de reflexão.
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Participação e autonomia
Os resultados conquistados diante das ações pontuais favoreceram a oralidade, postura, participação e autonomia do aluno. Além disso, a relação de confiança construída com a família foi importante para o desenvolvimento de Luiz Eduardo.
Os conhecimentos e as experiências adquiridas no DIVERSA Presencial fortaleceram as ações da equipe escolar e nos motivou a ouvir mais, refletir, debater e acreditar que todo estudante pode aprender.
Evidenciou-se que um processo de ensino-aprendizagem, quando apoiado por estratégias e ferramentas adequadas, apresenta mais avanços e consegue identificar talentos em todas as crianças.
Finalizamos esse ciclo com pressupostos mais consolidados para a construção da educação inclusiva em Santa Cruz do Rio Pardo. Assim, ratificamos que com coerência, dedicação e vontade podemos promover uma educação escolar de qualidade para todas e todos.
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Este relato de experiência é fruto da participação dos autores na edição 2020 do DIVERSA Presencial – formação para profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, desenvolvida pelo Instituto Rodrigo Mendes em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen. Por meio de parcerias com secretarias municipais de educação, o projeto tem como objetivo contribuir com a ampliação de conhecimentos sobre a educação inclusiva a partir de situações reais e desafiadoras escolhidas pelos participantes.