Respiração

O protótipo utilizado no percurso pedagógico “Respiração” é um material pedagógico acessível (MPA) desenvolvido com o objetivo de ampliar o autoconhecimento dos estudantes sobre o funcionamento do corpo e os benefícios físicos e mentais da respiração profunda.

O recurso é composto pela silhueta de um jovem, cortada em MDF, na qual o sistema respiratório está representado por canaletas cobertas por acrílico fosco e conta com dispositivo sonoro e luminoso programado. Existem três modos de funcionamento. Para utilizar o material, os estudantes devem acionar o botão que irá representar três tipos diferentes de respiração: a primeira é a respiração típica, comum. A segunda é a respiração ofegante. Já a terceira é a respiração profunda.

A inspiração é representada por luzes azuis, que se acendem em sequência da boca até a parte superior do pulmão. A expiração é representada por luzes vermelhas, que se acedem também em sequência do pulmão até a boca.

Articulação com a Base Nacional Comum Curricular

O material foi desenvolvido em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental, considerando aspectos da área de ciências e seus diferentes usos.

Considerando o relato de experiência da Escola Municipal Antônio Cícero Araújo da Costa, em Águas Lindas de Goiás (GO), e as possibilidades de uso em outras escolas, esse protótipo pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Unidade temática Vida e evolução
Objeto de conhecimento Nutrição do organismo
Hábitos alimentares
Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidade (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação de suas funções.

 

Unidade temática Vida e evolução
Objeto de conhecimento Célula como unidade da vida
Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Habilidade (EF06CI06) Concluir, a partir da análise de ilustrações e/ou de modelos físicos ou digitais, que os organismos são compostos por complexos arranjos de sistemas, com diferentes níveis de organização.

 

Unidade temática Brincadeiras e jogos
Objeto de conhecimento Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo
Brincadeiras e jogos de origem indígena e africana
Habilidade (EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir de danças populares do Brasil e do mundo, como também de origem indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas nativas.

(EF35EF04) Recriar e experimentar, individualmente e coletivamente, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo (incluindo aquelas de origem indígena e africana, além das demais práticas corporais tematizadas na escola), adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

 

Unidade temática Ginástica
Objeto de conhecimento Ginástica e condicionamento físico
Habilidade (EF67EF08) Experimentar e fruir de exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O protótipo foi confeccionado em sintonia com o conceito de Desenho universal para a Aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.

A construção desse projeto interdisciplinar e a sequência didática desenvolvida consideraram diversos saberes da comunidade e dos estudantes, particularmente sobre as danças e jogos regionais.

O formato do material facilita a compreensão das trocas gasosas que ocorrem na respiração e permite a interação dos estudantes. Conta com elementos táteis, visuais, animação luminosa e sonora.

A escolha de diferentes formatos para apresentação das informações e expressão do conhecimento, tais como a leitura e escrita, vídeos, aula expositiva e interação com material, contribui com a participação efetiva dos estudantes, enriquecendo a construção da aprendizagem.

As atividades de percepção corporal experenciadas nos jogos e nas danças colaborativas favorecem o autoconhecimento, o reconhecimento e a valorização das diferenças no coletivo.

A identificação da respiração nesses diversos momentos e a vivência da meditação ativa e individual permitem que todos estudantes possam utilizar a respiração profunda e controlada na melhoria da sua qualidade de vida.

Deixe um comentário