Jogo das formas geométricas

O Jogo das formas geométricas é um material pedagógico acessível composto por uma base de papelão com marcação das formas geométricas. Quando o estudante encaixa a figura no espaço correto da base, o nome da forma acende.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Este material pedagógico foi usado em uma turma do 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Janir Clementino Pereira, em Nova Iguaçu (RJ). Cerca de 30 estudantes participaram da atividade, incluindo um garoto com Síndrome de Down.

A atividade de foi desenvolvida em parceria pela professoras da sala comum e do atendimento educacional especializado (AEE). A intenção das educadoras era trabalhar a geometria (com a discriminação das formas e cores) e a língua portuguesa, por meio da escrita e leitura dos nomes.

Considerando a atividade das docentes e outros usos possíveis na escola, o Jogo das formas geométricas pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Matemática – 1º ano do ensino fundamental

Unidade temática Geometria
Objeto de conhecimento Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais
Habilidade (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos

Arte – 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Unidade temática Artes visuais
Objeto de conhecimento Elementos da linguagem
Habilidade (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Jogo das formas geométricas é um material pedagógico acessível dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem nos seguintes aspectos:

  • Apresentação: oferece opções para a percepção ao incluir a marcação em braille na legenda e pelo uso de um circuito eletrônico que utiliza luzes como apoio visual. Oferece opções ao uso da linguagem por meio de modelos tridimensionais. Oferece opções para a compreensão pela manipulação do recurso pelos estudantes. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre as formas geométricas.
  • Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física com o uso de peças em tamanho grande para facilitar a preensão e o encaixe na base. Oferece opções para expressão e comunicação ao permitir que o estudante use o material para complementar ou substituir a expressão verbal. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.
  • Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular ao cotidiano, associando as formas geométricas a objetos. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados à manipulação do recurso.

Deixe um comentário