Qual sua experiência com a criação e uso dos Óculos de realidade aumentada?

Os Óculos de realidade aumentada são um material pedagógico acessível feito de papelão e lentes de binóculo que, conectado a um smartphone, simula a imersão em uma realidade virtual. A professora Ana Maria Arruda já usou o recurso em uma atividade na sala de recursos multifuncionais (SRM), da qual participaram quatro estudantes. Entre eles, um tinha autismo, outro deficiência intelectual e outro apresentava dificuldades de aprendizagem. Veja:

Este vídeo conta com legendas em português (ativadas na barra do player).

A experiência da Ana é um exemplo de como os Óculos de realidade aumentada podem ser usados em atividades para estudantes com e sem deficiência na sala comum. Mas, de acordo com cada contexto, e com uma boa dose de criatividade, o recurso pode ser criado com outros materiais e ser aplicado em outras disciplinas, para outros perfis de alunos, com outras abordagens e objetivos.

Você já fez os Óculos de realidade aumentada? Como você os criou? Quais atividades você desenvolveu? Conta aí como foi sua prática pedagógica e ajude a inspirar outros educadores da Comunidade DIVERSA a criar suas próprias estratégias!

Material pedagógico
Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua questão. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade DIVERSA. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência, os artigos e os materiais pedagógicos acessíveis de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: