Qual sua experiência com a criação e uso do jogo Contando as luzes?

O jogo Contando as luzes é um material pedagógico acessível feito com papelão, papel colorido e um circuito eletrônico básico com LEDs. A professora do atendimento educacional especializado (AEE) Fátima Gomes Nogueira já usou o recurso em uma atividade de contagem em uma turma de educação infantil em Queimados (RJ). Na classe, havia um estudante com deficiência intelectual. Veja:

Este vídeo conta com legendas em português (ativadas na barra do player)

A experiência da Fátima é um exemplo de como o jogo pode ser usado em atividades para estudantes com e sem deficiência na sala comum. Mas, de acordo com cada contexto, e com uma boa dose de criatividade, o recurso pode ser criado com outros materiais e ser aplicado em outras disciplinas, para outros perfis de alunos, com outras abordagens e objetivos.

Você já fez o jogo Contando as luzes? Como você o criou? Quais atividades você desenvolveu? Conta aí como foi sua prática pedagógica e ajude a inspirar outros educadores da Comunidade DIVERSA a criar suas próprias estratégias!

Material pedagógico
Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua questão. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade DIVERSA. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência, os artigos e os materiais pedagógicos acessíveis de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: