Qual sua experiência com a criação e uso da Caixa sensorial?

A Caixa sensorial é um material pedagógico acessível feito com uma caixa de papelão e um circuito eletrônico simples que aciona luzes e vibra. A professora Helida Roxo já usou o recurso em uma atividade de perguntas e respostas em uma classe do 2º ano do ensino fundamental em Mesquita (RJ). Na turma, havia uma crianças com autismo, uma com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDHA) e outras duas com dificuldades de aprendizagem.

A experiência da Helida é um exemplo de como a Caixa sensorial pode ser utilizada em atividades para estudantes com e sem deficiência na sala comum. Mas, de acordo com cada contexto, e com uma boa dose de criatividade, o recurso pode ser criado com outros materiais e ser aplicado em outras disciplinas, para outros perfis de alunos, com outras abordagens e objetivos.

Você já fez uso da Caixa sensorial? Como você a criou? Quais atividades você desenvolveu? Conta aí como foi sua prática pedagógica e ajude a inspirar outros educadores da Comunidade DIVERSA a criar suas próprias estratégias!

Material pedagógico
Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua questão. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade DIVERSA. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência, os artigos e os materiais pedagógicos acessíveis de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: