Qual sua experiência com a criação e uso da Roda das frações?

A Roda das frações é um material pedagógico acessível composto por um painel de cartolina com a imagem de uma circunferência dividida em frações de 1/2, 1/4, 1/3, etc. Conforme os estudantes giram um palito, uma roda se desenrola da parte de trás para a frente do painel, encobrindo uma determinada fração do círculo. Desse modo, eles podem entender concretamente a divisão fracionada da circunferência e sua representação numérica.

O material foi usado na Escola Municipal Oscar Weinschenck, na cidade de Queimados (RJ), em uma classe do 5º ano do ensino fundamental como parte de uma aula de matemática. A classe contava com 26 estudantes, incluindo um com deficiência intelectual e auditiva. Assista:

Este vídeo conta com legendas em português (ativadas na barra do player)

A experiência da Escola Municipal Oscar Weinschenck é um exemplo de como a Roda das frações pode ser utilizada em atividades para estudantes com e sem deficiência na sala comum. Mas, de acordo com cada contexto, e com uma boa dose de criatividade, o recurso pode ser criado com outros materiais e ser aplicado em outras disciplinas, para outros perfis de alunos, com outras abordagens e objetivos.

Você já fez uso da Roda das frações? Como você a criou? Quais atividades você desenvolveu? Conta aí como foi sua prática pedagógica e ajude a inspirar outros educadores da Comunidade DIVERSA a criar suas próprias estratégias!

Material pedagógico
Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua questão. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade DIVERSA. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência, os artigos e os materiais pedagógicos acessíveis de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: