Quais são as instituições com ensino superior inclusivo?

Prezados, boa tarde! Estou realizando uma pesquisa na faculdade e tenho interesse pelo tema de ensino superior inclusivo. Realizei diversas pesquisas, porém, não consegui muita informação sobre universidades inclusivas, no sentido de faculdades modelos, que possuam estrutura, grade curricular, projetos para auxiliar pessoas portadoras de deficiência, principalmente com deficiência intelectual. É possível conseguir essas informações? Por exemplo, um ranking dessas universidades? Obrigado.

Ensino superior

1 resposta

Por Equipe DIVERSA em 12/04/2019

Olá, Alef! Que interessante sua iniciativa de pesquisa!

De fato, desconhecemos um ranking de universidades que sejam modelo de inclusão de pessoas com deficiência. No entanto, diversas instituições possuem um núcleo ou centro de atendimento a estudantes que precisam de apoios específicos e têm caminhado rumo a um ensino superior mais inclusivo.

Há, por exemplo, o Programa USP Legal, da Universidade de São Paulo, que visa assegurar a plena inclusão de estudantes e servidores com deficiência: “o programa atua (…) para desmontar os processos excludentes dentro da Universidade, removendo barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, colocando-se como um repositório das experiências de inclusão”.

Além disso, aqui no DIVERSA, temos dois estudos de caso que mostram experiências de sucesso no ensino superior:

No caso da Universidade Federal do ABC (São Paulo), a entrada de um estudante com deficiência visual desencadeou a criação de serviços de apoio emergenciais para garantir sua permanência e, posteriormente, diversas ações que possibilitaram o ingresso e a conclusão de curso de outros estudantes, como a reserva de vagas, a bolsa-auxílio acessibilidade, a monitoria inclusiva, entre outras. Veja:

Você encontra este estudo de caso na íntegra em: diversa.org.br/estudos-de-caso/o-caso-da-universidade-federal-do-abc-abc-paulista-sao-paulo-brasil.

Já no caso da Escola de Graduação em Educação de Harvard (Massachusets – Estados Unidos), vemos que há quase duas décadas a faculdade, que recebe de 10 a 15% de estudantes com deficiência por ano, se esforça para impedir a evasão e garantir a aprendizagem e a conclusão de todos os seus estudantes, por meio de serviços para acessibilidade e apoio à deficiência.

Para ler o estudo de caso e assistir ao documentário que resume a experiência, acesse: diversa.org.br/estudos-de-caso/o-caso-da-escola-de-graduacao-em-educacao-de-harvard-cambridge-massachusetts-estados-unidos-2.

Aproveitando a sua pesquisa, principalmente por ter olhado grades curriculares de muitas faculdades, talvez você possa contribuir nesta outra pergunta do fórum “Os professores recebem formação em educação inclusiva no ensino superior?“. Ou possa convidar alguém a responder e participar da comunidade também!

Esperamos ter te apoiado de alguma forma e continuarmos vendo você por aqui!

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: