Quais estratégias podem ajudar criança do 1º ano que não oraliza as palavras?

Como trabalhar com uma criança do 1º ano do ensino fundamental que não fala palavras, apenas solta algumas sílabas? A maior forma de comunicação que usa é a corporal. O seu desenvolvimento na aprendizagem está sendo afetado, mas não demonstra ser algo cognitivo, consegue escrever e demonstra compreender o que é dito para ele, porém não consegue falar. Gostaria de ideias de estratégias que possam ajudá-lo.

Estratégias pedagógicas

3 respostas

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 18/09/2018

Olá bom dia. Gostaria de compartilhar uma experiência pedagógica que está dando certo no desenvolvimento de minha prática docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA) que apresentam dificuldades de comunicação. Recurso pedagógico denominado “sussurrofone” é um objeto em forma de telefone construído com cano de PVC. Material que melhora a oralidade, dicção e atenção dos alunos. A criação é da professora Eliana de Curitiba.

+ Leia a reportagem sobre o Sussurrofone

Estudantes sentados em carteira escolar leem livros em voz alta segurando um telefone de PVC
Telefones de PVC sendo usados na Escola Municipal Ivaiporã, em Curitiba. Foto: Divulgação.
Adaptei a ideia da professora às necessidades de perfil dos meus alunos com TEA, pois um deles apresenta muita dificuldade de comunicação, escrita e entendimento das palavras. Tenho observado que melhorou também muito sua atenção, pronuncia e ansiedade. O objeto pedagógico permite ao aluno ouvir a sua própria voz. Como realizo um a proposta de leitura semanal familiar, propus que o aluno levasse para casa um sussurrofone para realizar a leitura compartilhada com a família, com objetivos de fortalecer ainda mais essa prática.

Outra dica: continue incentivando ações que trabalhem a comunicação corporal, estratégias que utilizam o corpo como aprendizagem possibilitam proporcionar subsídios ao cérebro para compor as representações mentais do mundo concreto, e para esse aluno é fundamental esses estímulos. Abraços.

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: