Por que é fundamental a alfabetização para alunos com deficiência visual na escola?

Ao refletir, planejar, replanejar, adaptar as atividades inclusivas e elaborar materiais sobre a alfabetização de alunos com deficiência visual, cheguei à seguinte conclusão:

As crianças cegas necessitam regularmente de experiências físicas, motoras, cognitivas e sociais, diretas e dirigidas com objetos que as rodeiam. É necessário melhorar e explorar, principalmente com recursos de acessibilidade: a punção, o reglete, máquina de escrever, textos em relevo, ábacos, símbolos da escrita em formas táteis, enfim, diversificar. A escola deverá levar ao aluno opções diversas de materiais didáticos-pedagógicos para uma plena experiência educacional.

Quais são as estratégias que vocês usam para a alfabetização de alunos com deficiência visual? Gostria de compartilhar experiências!

 

Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua questão. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade DIVERSA. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência, os artigos e os materiais pedagógicos acessíveis de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: