O que posso fazer por uma criança com Síndrome de Down que demonstra cansaço na escola?

Sou professora, pedagoga e estou com uma sala de 1º ano do ensino fundamental. Tenho 32 alunos na sala e uma aluna com Síndrome de Down, ela tem 7 anos, mas cronológico 4 anos. Ela é muito esperta, carismática e “geniosa”, está super adaptada na escola e mantém um bom vínculo com todos. É mais próxima de mim, pois esse é o segundo ano que estou com ela, nos damos muito bem. Porém esse ano meu maior desafio com ela está sendo garantir que saiba e siga, claro de acordo com seu desenvolvimento, as “regras” e “limites” da sala com o grupo como um todo. Já fui orientada e tenho realizado várias atividades lúdicas, mas o problema é que o período é integral e claro que ela se cansa, querendo dormir, fazendo “birras” etc.

Ela tem sua rotina formatada, que já organizei para que ao chegar na sala, ela mesma coloque seus afazeres. Tenho uma auxiliar que me ajuda meio período do dia. Gostaria de saber se estou no caminho certo e queria sugestões. Sei que cada criança possui sua singularidade e particularidade, penso que esse ano ela já está mais “madura” para entender algumas situações, ela mesmo diz “Tô cansada, prô…”. Penso que o melhor seria ela ficar somente meio período e no outro realizar terapias para auxiliar no seu desenvolvimento global. Grata

Educação em tempo integral

2 respostas

Por Rita Figueira em 18/07/2019

Olá, no caso do meu filho (9 anos, Síndrome de Down) funciona bem pequenos espaços de atividades livres, fora da sala de aula quando ele cansa. No caso dele, ele fica o período da manhã, não integral. Mesmo assim, quando está cansado ou o assunto é muito abstrato para ele, a monitora sai com ele da sala e fazem atividades como: alguém lê para ele uma história, assiste desenhos que ele gosta, vai na sala de música, joga jogos educativos,etc. Ele vai e volta para a sala conforme precisa. As vezes ele participa de atividades de outros anos que para ele é interessante, como ver um teatro. Boa sorte!

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Por Rita Cristina de Souza em 18/07/2019

Olá…
Penso que a possibilidade do horário integral sem o descanso adequado, esgota qualquer criança…
Mas, vale salientar uma singularidade da criança com síndrome de down que é a hipotonia…uma fragilidade na parte muscular …o que a faz cansar mais rapidamente que qualquer outra criança…
Fortalecer a musculatura e adequar toda a atividade, se faz necessário.
Inclusive musculatura facial…
Isso é via de regra para essas crianças.
Cansa escrever, falar, brincar, correr, uso da força, até mesmo em longas atividades para escrever, manipular coisas….
Vale uma flexibilização em todo e qualquer ambiente escolar.

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