O IRM utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos portais, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como uma professora de AEE pode conscientizar professores de sala de aula comum da importância da educação inclusiva?

Minha formação é em Libras e AEE. Tenho um aluno que têm surdez moderada. Com aparelho escuta, mas se tirar não escuta. Esse aluno demonstra nitidamente que é independente em algumas ações em sala de aula, desenvolve atividades e quando não consegue pergunta, refaz, faz novamente até conseguir. Quando não entende algumas palavras, pergunta o significado. Levando em conta que Libras é sua primeira língua, é muito esperto.

Porém, alguns professores, devido à sua esperteza, não acreditam e ignoram sua deficiência, levando os outros colegas a terem a mesma opinião. Essa situação deixa o aluno surdo desmotivado. A pessoa que exerce a função de professor na educação especial precisa acolher esse aluno e não deixá-lo perder a vontade. Quando isso ocorre, leva dias para que ele volte ao normal.

Quando questionados, esses professores chegam a dizer que o aluno não parece ter deficiência auditiva, que ele apenas é “manhoso”. Alguns fazem ditado durante a aula e ele não acompanha, precisando de ajuda para não se perder. Os professores não trazem nenhuma atividade diferenciada e, apesar de seus esforços, o tratam como um aluno preguiçoso.

A coordenação escolar orienta, traz informativos, cursos, textos e explica. Mesmo assim, está longe de aceitarem a realidade que vivemos. Esse aluno tem laudo na rede e o governo o vê como público-alvo da educação especial, dando direito de interlocutor/intérprete. Diante disso, como este profissional deve agir com esses professores e dar maiores direitos ao aluno?

Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua questão. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade DIVERSA. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência, os artigos e os materiais pedagógicos acessíveis de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: