Como prevenir o possível isolamento de um aluno acompanhado por profissional de apoio?

Na verdade, meu questionamento é uma inquietação gerada ao longo dos tempos que trabalho como docente: O Estado dá direitos às pessoas com deficiência, como o acompanhamento de um intérprete, mas verifico que tanto o aluno com deficiência como o seu acompanhante ficam isolados na turma. A interação com os colegas e com o professor é bastante reduzida.

No meu ponto de vista, esta forma de garantir esse direito acaba funcionando como um método excludente. Portanto, observa-se a falta de formação dos professores com a questões desta natureza, que por sua vez, não sabe lidar com o aprendizado da pessoa com deficiência.

Então, meu questionamento é: Como prevenir o possível isolamento de um aluno acompanhado por profissional de apoio?

Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua questão. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade DIVERSA. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência, os artigos e os materiais pedagógicos acessíveis de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: