Como jovem adulto com deficiência intelectual pode concluir o ensino médio?

Meu filho de 21 anos tem deficiência intelectual. Boa parte de sua vida estudou em escolas de inclusão em SP. Parou de estudar aos 16 anos, quando começou a trabalhar num projeto de trabalho inclusivo. A título de documentação para o MEC, ele teria parado de estudar no equivalente ao 2º ano do ensino médio. Mas é algo pro-forma. Ele sabe ler, escrever e domina razoavelmente as quatro operações matemáticas. Mas tem dificuldade para a compreensão/elaboração de textos mais complexos. Ele trabalha na área de beleza e gostaria fazer um curso superior, quem sabe na área de Moda. Mas antes disso, precisaria finalizar o EM. Procurei por supletivos mas, para finalizar o supletivo, precisaria ter aulas de física, química, matemática, assuntos completamente inacessíveis a ele. Não dá para coloca-lo de volta na mesma escola, pois a diferença de idade dele com os demais colegas de séria seria muito grande. Alguém sabe o que ele poderia fazer para concluir o ensino médio? Obrigado.

Educação de jovens e adultos (EJA)

2 respostas

Por Rosemeire M. Castro em 27/11/2018

Olá!
Procure por uma escola pública na modalidade EJA ensino médio para matricular o seu filho. Todas as características bem como seu percurso escolar, serão relatados e comprovados via documentação ao efetivar a sua matrícula. Como ele apresenta um quadro de deficiência, o currículo proposto para ele será feito a partir das suas potencialidades, partindo da sua realidade e dos seus conhecimentos prévios. Considerando que a escola é para TODOS, é um direito do seu filho concluir os estudos respeitando o seu ritmo de aprendizagem visando sempre as suas potencialidades. Boa sorte!

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Por Karen Cristina Gewehr em 23/10/2018

Na minha humilde opinião, você deveria procurar o Ministério público para utilizar, por analogia, a personalidade específica prevista para o ensino fundamental. Também para o ensino médio.

Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: