Sou estudante de pedagogia e estou realizando estágio no 3º do ensino fundamental de uma escola pública. A sala tem três alunos com dificuldade de aprendizagem, dentre eles duas meninas e um menino. Uma das meninas tem muita dificuldade com as sílabas “pr”, “lh” e “qu”, com a troca de consoantes de “s” para “c”, e vice-versa, e dificuldade na leitura. A outra garota tem mais facilidade de leitura, mas tem dificuldade na escrita. Ela é muito agitada, não presta atenção na atividade, sente a necessidade de auxílio, pois alega que não consegue fazer a atividade sozinha. Quando peço para fazer sozinha, faz pirraça e fica incomodado os colegas.
O menino já um caso mais especial. Além da dificuldade de aprendizagem, a criança não se comunica. Ele não quer falar ou não consegue. A estratégia que encontrei para me comunicar com ele é balançando a cabeça com sinal de sim ou não e mostrando com o dedo. Quando eu pergunto se ele consegue ler, ele gesticula o “não”, mas consegue escrever através de letras cursivas.
Bem, estou relatando esses casos para pedir ajuda. Como poderei auxiliar essas crianças na alfabetização, pois conforme foi informado pelo professora da sala, os pais já foram informados sobre a dificuldade dos alunos e para conseguir auxílio de profissionais de psicologia. Pelas experiências que adquiri durante 10 anos no atendimento com pessoas com deficiência, pude perceber que a primeira menina do meu relato tem dislexia, a segunda menina tem TDAH e o menino tem autismo. Quando perguntei para professora, ele não soube informar e fiquei somente na suspeita. Como devo auxiliar a criança na alfabetização? Pela minha análise, devo abordar a aprendizado com as crianças de uma forma diferente de cada uma. Mas, como irei realizar esta abordagem para cada aluno?