Como ensinar inglês para alunos com Síndrome de Down?

Olá. Sou estudante de Letras (inglês) e tenho dúvida em como ensinar inglês para portadores de Síndrome de Down. Estou fazendo o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre esse tema, mas é muito difícil de encontrar artigos sobre o tema. Desde já eu agradeço a atenção de todos.

Língua estrangeira

2 respostas

Por Ana Claudia Correa em 01/11/2016

Olá, Jacqueline. Tenho um filho de 13 que tem Síndrome de Down e ele tem bastante interesse em aprender inglês. Temos tentado livros didáticos mais fáceis na escola, mas a gramática fica cada vez mais difícil. Como está na adolescência e adora escutar música, estou pensando em tentarmos focar o estudo nas músicas que ele gosta. Se a proposta der certo aviso a você. Fico feliz que seu trabalho englobe a Síndrome de Down. Boa sorte.

Esta resposta te ajudou?
Por Adriane Barreto Aleixo em 13/03/2017

Olá, sou Adriane, professora de língua inglesa numa escola pública em Belo Horizonte. Sugiro que você faça visitas a escolas públicas que recebem todo tipo de aluno especial. Temos experiências diversas para compartilhar. Mas não há receita. Para cada aluno, o professor tem que tentar algo diferente, pois mesmo dentro da Síndrome de Down, há diferenças entre eles. Usar aquilo que o aluno gosta e conhece é sempre um bom ponto de partida. Como uma mãe sugeriu aqui, trabalhar com música, por exemplo. Usar muita imagem e perguntas diretas também ajuda. Pois alguns têm dificuldade na fala.

Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: