Como deve ser a avaliação de uma criança com deficiência no ensino fundamental I?

Como deve ser a avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental? É feita a mesma avaliação da turma ou deve ser diferenciada, pois tem crianças no terceiro e quarto ano que não dominam a linguagem escrita. A criança passa de forma automática? Que lei determina isso? Que tipo de avaliação se faz? Onde encontrar subsídios para orientar esse trabalho?

Avaliação

2 respostas

Por Equipe DIVERSA em 29/11/2018

Olá!

Selecionamos algumas referências diretamente relacionadas às suas perguntas que certamente poderão servir como subsídio para que você, juntamente com a equipe de sua escola, encontre soluções que realmente beneficiem o processo de inclusão destes e de outros alunos.

Há, no Diversa, uma sessão que fala especificamente sobre avaliação na educação inclusiva. Sugerimos que explore os conceitos apresentados, contextualizadamente, com a equipe de sua escola. As respostas a estas duas outras perguntas do fórum também podem ajudar:

Quando aplicar avaliação adaptada a estudante com deficiência?

Quem adapta uma avaliação, o professor de sala ou do AEE?

Sobre a progressão automática, é a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira que a institui como uma das formas de garantir o acesso e a permanência do aluno à escola, possibilitando o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Este artigo, baseado em uma situação prática, fala mais sobre isso. E esta discussão sobre reprovação certamente também lhe interessará.

Há, ainda, um artigo que dá dicas sobre como atribuir notas a estudantes que não acompanham a turma.

Esperamos que estas referências possam suscitar reflexões e subsidiar discussões relevantes convergindo para respostas contextualizadas sobre os seus questionamentos.Conte-nos mais sobre isso. E continue participando da comunidade. Você e sua equipe são muito bem-vindos aqui.

Abraços carinhosos de toda a nossa equipe.

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Por Raica em 06/12/2018

boa noite. tenho um filho de 8 anos ele já foi reprovado no primeiro ano e novamente está sendo reprovado. o que fazer? ele ainda não foi diagnosticado pelo médico, pois estou fazendo a segunda avaliação neuropsicológica. a primeira avaliação deu que ele tinha TDAH. mas o neuropediatria disse que ele não é hiperativo, ele então só diagnóstico ele com transtorno de défit de atenção até o outro médico que está fazendo avaliação saber realmente o que ele tem. o que devo fazer? pois ele para ir para o segundo ano ele tem que ir lendo, pois ele ainda não sabe ler.

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