Como começar a construir uma escola inclusiva?

Olá! Sou professora a 5 anos da rede municipal. Gostaria de saber como posso transformar minha escola numa verdadeira escola inclusiva? Por onde eu devo começar, quais os primeiros passos?

Transformação

2 respostas

Por Raquel Paganelli em 29/10/2018

Olá professora!

Transformar a escola de modo a torná-la de fato inclusiva envolve um processo gradativo, contínuo e contextual de reformulação dos princípios e das práticas que regem todas as atividades do cotidiano. E, acredite, a vontade manifesta em sua pergunta já é um primeiro passo.🙂

Há, no entanto, uma dica fundamental que vale à pena destacarmos aqui: para que tal mudança seja, de fato, possível, é preciso envolver “todo mundo”: a gestão da escola, a equipe como um todo (docentes e não docentes), os estudantes, os familiares, voluntários, parceiros, enfim, todo mundo mesmo! Para isso, sugerimos que você proponha à gestão escolar a organização de espaços de diálogo que, independentemente do formato, viabilizem a participação direta e ativa de todos os envolvidos. É importante que os encontros sejam sistemáticos e que tal estratégia seja prevista no projeto político-pedagógico, a fim de garantir a consistência e a continuidade do trabalho. E, principalmente, que as discussões ocorram de forma ampla e colaborativa, em um ambiente caracterizado pela diferença, onde todos têm a ensinar e aprender.

A discussão coletiva de situações do cotidiano à luz dos conceitos apresentados na sessão Educação Inclusiva do Diversa pode ser um bom ponto de partida. A referida sessão apresenta, de forma bastante simplificada e didática, o passo a passo deste processo de mudanças na escola. A primeira parte, apresenta o conceito, os princípios e as dimensões da educação inclusiva. A segunda, os principais conceitos, marcos legais e outros aspectos relativos à garantia de direitos. E a terceira, elementos fundamentais intrínsecos ao processo de transformação da escola e das redes de ensino em cada uma as seguintes dimensões: políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, famílias e parcerias.

E, quando houver dúvidas, contem sempre com a possibilidade de recorrer ao fórum. Um dos principais objetivos deste espaço é justamente apoiar os profissionais da escola neste intenso e complexo processo de mudanças e aprendizado.

Conte-nos mais sobre isso e continue participando da comunidade. Você é muitíssimo bem-vinda aqui.

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Por Andréia Alves Soares em 18/06/2020

Olá Professora!

É sempre muito bom saber sobre os colegas de profissão comprometidos em melhorar a educação, o local onde atuam, e, consequentemente a sociedade.
A verdadeira escola inclusiva é aquela que oferece condições para a operacionalização do projeto pedagógico inclusivo, para tanto, as mudanças são essenciais, dentre elas a acessibilidade da infraestrutura; a introdução de recursos e de tecnologias assistivas; a oferta de profissionais de apoio, formas de avaliação, currículo adaptado entre outras ações. É na sala de aula que acontece a concretização do projeto pedagógico – elaborado nos diversos níveis do sistema educacional, dessa forma, a formação de professores para a inclusão é primordial. Um primeiro passo para a construção de uma escola inclusiva pode ser a criação de um grupo de estudos sobre a inclusão escolar, o ideal é a participação de todos os profissionais que atuam na escola, também é importante a troca de experiências com profissionais que trabalham em escolas onde a inclusão escolar é uma realidade, além da parceria entre a escola comum, o professor de apoio e o atendimento especializado.
Há muito material de qualidade disponível na internet, sugiro alguns, como o livro da professora Maria Teresa Eglér Montoan: “Inclusão Escolar – O que é? Porque? Como fazer?, disponível no site do Instituto Itard: https://institutoitard.com.br. No site do Instituto Itard você encontrará mais livros digitais gratuitos sobre a temática, além de artigos científicos e acesso a AMA Educação Especial que é uma comunidade de professores que amam e apoiam a educação especial e inclusiva.
Espero ter contribuído e desejo-lhe êxito na concretização dos seus objetivos!

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: