Como ajudar o meu filho autista que está sendo excluído em sala de aula?

Sou professora, mas aqui resolvi me identificar como familiar de estudante.

Meu filho é autista. Ele tem 10 anos e está cursando o 5º ano. Temos muitos desafios, como a superação da pouca concentração dele e o atraso cognitivo. Ele ainda está na fase de alfabetização numa progressão bem lenta. Considerar a participação dele na sala com os demais sem a compreensão do que está se passando pra mim é cruel e excludente.

Já foram feitas algumas atividades para incluí-lo, mas não tiveram continuidade. A direção escolar nunca se reuniu comigo para discutir o caso do meu filho. A coordenação não tem preparo para enfrentar a inclusão, nem responderam os terapeutas que acompanham meu filho.

Como podemos intervir nessa situação? Podemos levá-lo a um espaço separando-o dos demais para realização de atividades compatíveis com o seu nível de aprendizagem?

 

Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua questão. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade DIVERSA. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência, os artigos e os materiais pedagógicos acessíveis de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: