Quais são os principais assuntos que vocês gostariam de conversar sobre educação inclusiva?

Olá, queridas e queridos participantes da nossa comunidade!
O site do DIVERSA está sendo reformulado e teremos algumas novidades em 2020, inclusive um novo formato de interação nas discussões do fórum.
Para nos apoiar no planejamento dos temas mais significativos para vocês, pedimos gentilmente que nos contem: quais são os principais assuntos que vocês gostariam de conversar no próximo ano relacionados à educação inclusiva?

4 respostas

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 11/02/2020

Ampliar conhecimento sobre a nova Proposta:Currículo Paulista, que lançou de início um caderno de Adaptação Curricular Transtorno do Espectro Autista – TEA relacionado a disciplina de História. Proposta inovadora que fortalece a adaptação do Currículo Comum que tem por objetivos torná-lo apropriado às necessidades de aprendizagem de todos os estudantes. “No caso da Educação Especial, o desafio da equidade requer o compromisso com os estudantes com deficiência,  reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de acessibilidade curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Reitere-se que o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e Municípios — já praticado na implementação de inúmeras ações e programas educacionais e no processo de elaboração do Currículo Paulista — é fundamental para garantir o ingresso e a permanência bem-sucedida na Educação Básica, bem como para cumprir o compromisso de assegurar equidade na educação”. (Currículo Paulista, pg. 27)

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Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 26/11/2019

Olá!

Ampliar o debate sobre as diversas disposições que geram dúvidas em relação as legislações que regem a educação inclusiva no ensino comum. Principalmente no que diz respeito aos protocolos de atendimento do AEE: anexos, relatórios pedagógicos e a necessidade de fortalecer uma proposta inovadora de educação inclusiva que deixe de centralizar conteúdos, priorizar índices avaliativos quantitativos de competência e habilidades (fazendo com que o aluno da educação inclusiva se submeta a realizar as diversas avaliações do sistema educacional, sem a devida adaptação) muitas vezes é identificado um grande constrangimento para o aluno e sua família em relação a nota que o aluno tirou. Proposta de educação inclusiva que ainda prioriza uma proposta de alfabetização única, antiquada e engessada.

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Por Ilka Franca em 06/12/2019

Olá, eu gostaria de saber mais sobre a avaliação dos alunos NEES na rede regular de ensino.

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Por LARISSA MARIA VITOR DOURADO em 08/01/2020

Adaptação curricular para deficiência intelectual e inclusão no Ensino Médio.

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