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Ampliar conhecimento sobre a nova Proposta:Currículo Paulista, que lançou de início um caderno de Adaptação Curricular Transtorno do Espectro Autista – TEA relacionado a disciplina de História. Proposta inovadora que fortalece a adaptação do Currículo Comum que tem por objetivos torná-lo apropriado às necessidades de aprendizagem de todos os estudantes. “No caso da Educação Especial, o desafio da equidade requer o compromisso com os estudantes com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de acessibilidade curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Reitere-se que o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e Municípios — já praticado na implementação de inúmeras ações e programas educacionais e no processo de elaboração do Currículo Paulista — é fundamental para garantir o ingresso e a permanência bem-sucedida na Educação Básica, bem como para cumprir o compromisso de assegurar equidade na educação”. (Currículo Paulista, pg. 27)
Olá!
Ampliar o debate sobre as diversas disposições que geram dúvidas em relação as legislações que regem a educação inclusiva no ensino comum. Principalmente no que diz respeito aos protocolos de atendimento do AEE: anexos, relatórios pedagógicos e a necessidade de fortalecer uma proposta inovadora de educação inclusiva que deixe de centralizar conteúdos, priorizar índices avaliativos quantitativos de competência e habilidades (fazendo com que o aluno da educação inclusiva se submeta a realizar as diversas avaliações do sistema educacional, sem a devida adaptação) muitas vezes é identificado um grande constrangimento para o aluno e sua família em relação a nota que o aluno tirou. Proposta de educação inclusiva que ainda prioriza uma proposta de alfabetização única, antiquada e engessada.
Olá, eu gostaria de saber mais sobre a avaliação dos alunos NEES na rede regular de ensino.
Adaptação curricular para deficiência intelectual e inclusão no Ensino Médio.