DIVERSA lança estudo de caso sobre inclusão em escola de Florianópolis

Uma equipe empenhada em se aproximar de famílias e buscar parcerias e um sólido conjunto de políticas públicas voltadas à educação inclusiva. Esses foram alguns dos fatores que fizeram da Escola Básica Donícia Maria da Costa uma unidade de destaque no atendimento de estudantes com deficiência em Florianópolis (SC). As políticas da rede municipal e as iniciativas da gestão escolar que foram valiosas para a inclusão de Ana Carolina, estudante que possui baixa visão e deficiência intelectual, são os alvos do novo estudo de caso do DIVERSA, lançado neste mês.

Assista ao documentário que resume essa história:

Este vídeo também está disponível com recursos de audiodescrição e Libras.

A inclusão da Ana

O estudo conta a trajetória da garota de 12 anos em uma turma do 6º ano da unidade. Ana participa de atividades flexibilizadas em sala de aula e utiliza materiais adaptados pela própria escola. Essas estratégias são possíveis graças aos esforços da equipe gestora em buscar parcerias, se aproximar das famílias e estimular a presença ativa do atendimento educacional especializado (AEE) na escola. Segundo o diretor, Marcos Bueno, as professoras do AEE participam das reuniões bimestrais de planejamento e “mantêm contato direto, tanto com professores da sala regular quando com estudantes sem deficiência”.

+ Leia o estudo de caso na íntegra

As políticas públicas da rede municipal também foram fundamentais para os progressos na escolarização e no desenvolvimento da autonomia da estudante. Em Florianópolis, a continuidade das ações da Gerência de Educação Especial tem sido garantida desde 2005. São esforços para garantir formação continuada, transporte acessível, recursos financeiros, profissionais de apoio, entre outros.

Os estudo de caso

Os estudos de caso do DIVERSA são compostos por um estudo textual e um documentário com recursos de acessibilidade. Inspirados nas pesquisas utilizadas em atividades de formação continuada em universidades de todo mundo, eles se baseiam em experiências reais e têm como objetivo provocar educadores, gestores e demais atores da comunidade escolar a refletir e a se colocar em situações que envolvem tomada de decisões. Desde 2011, o DIVERSA publicou 15 estudos de caso sobre práticas inovadoras de todas as regiões do Brasil e outros quatro países.

Quatro garotas estão sentadas lado a lado em cadeiras dentro de uma sala de aula. Elas sorriem.
A estudante Ana Carolina (ao centro) é protagonista do novo estudo de caso do DIVERSA.

Quer conhecer iniciativas inspiradoras em educação inclusiva? Assista às versões resumidas dos documentários. Esses vídeos também contam com recursos de acessibilidade de Libras e audiodescrição.

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