Conheça ações e projetos que desenvolveram acessibilidade em braile para a participação plena de estudantes no processo de ensino-aprendizagem
*Atualizado em 03/01/2022
Desde 2018, o Dia Mundial do Braille é celebrado em 04 de janeiro, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem ao aniversário de Louis Braille, criador do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual.
Esse sistema chegou ao Brasil por meio de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do país. Em reconhecimento a contribuição para o aprendizado das pessoas com deficiência visual em nosso território, em 08 de abril, aniversário do docente, o Brasil também celebra o Dia Nacional do Sistema Braille.
Até hoje esse sistema é o principal meio para que pessoas cegas tenham acesso a informações do dia a dia, a materiais pedagógicos para aquisição de conhecimento e é um recurso inclusivo para alfabetização dessas pessoas. Por isso, é essencial considerar a disponibilização de conteúdos em braile a fim de garantir acessibilidade comunicacional e, consequentemente, uma sociedade inclusiva de fato.
Saiba mais
+ Educadores refletem próprio papel no apoio à educação inclusiva
+ Acessibilidade de materiais didáticos
Para inspirar as boas práticas e incentivar a produção de materiais pedagógicos acessíveis, o DIVERSA realizou um compilado de ações e projetos escolares envolvendo o sistema braile. Confira!
+ Projeto desmistifica o braile e elimina barreiras ao aprendizado
Com reflexão sobre pertencimento e diversidade, Escola Estadual Professora Inah de Mello, em Santo André (SP), elaborou estratégia pedagógica interdisciplinar para valorizar sistema de escrita em braile.
+ Jovens viram professores de braile para promover inclusão escolar no RS
A partir da chegada do primeiro aluno cego do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, estudantes criaram o projeto Braile Básico. A iniciativa também promove momentos de discussão sobre a inclusão de pessoas com deficiências no ambiente escolar e na sociedade.
+ Material para a alfabetização de jovens e adultos estimula a participação de todas e todos
Caixa silábica,material pedagógico acessível desenvolvido por educadores do CIEJA Lélia Gonzalez, possibilitou acesso ao conteúdo proposto para a alfabetização de turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
+ Jovens dão voz à comunidade em projeto de valorização do território
Projeto reconhecido no Prêmio Educador Nota 10 em 2019 identificou, por meio do viés afetivo, a relação de pertencimento do estudante com a comunidade e desenvolveu conhecimentos textuais argumentativos com turma do ensino médio.
+ Estudantes criam exposição acessível para valorizar a história da comunidade
Protagonismo de estudantes, diversidade e trabalho colaborativo marcaram projeto de fotografia do CEU EMEF Manoel Viera de Queiroz Filho, em São Paulo (SP). Realizada por cerca de 40 alunas e alunos do ensino fundamental, a exposição do projeto teve como objetivo apresentar um olhar sincero sobre a sua própria realidade, valorizando as potencialidades e reconhecendo desafios da comunidade.
+ Jogo da trilha interativo promove participação e autonomia de estudante com deficiência visual
Também do CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, em São Paulo (SP), professores identificaram barreira pedagógica e criaram material pedagógico acessível para ensinar sustentabilidade a todos os estudantes. Eles desenvolveram uma trilha adaptável para todas as disciplinas e conteúdos, nos moldes do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
+ Escola cria projeto de literatura inclusiva após chegada de aluno cego
Em colaboração com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e parcerias externas, educadora da Escola de Educação Básica São José buscou parcerias para obtenção de materiais acessíveis, como livros em braile, e iniciou projeto de literatura que garantiu a plena participação de todos os estudantes da turma.
+ Modelagem 3D auxilia na construção de materiais pedagógicos acessíveis
Projeto que utiliza materiais pedagógicos impressos em 3D facilita a aprendizagem dos conteúdos curriculares por todos os estudantes.
+ Escola inclui estudante surdocego por meio de trabalho colaborativo
Equipe escolar, com auxílio dos demais estudantes, cria estratégias para eliminar barreira de comunicação e incluir criança na rotina escolar, podendo desenvolver suas potencialidades.
+ Estudantes do ensino médio criam kit para ensinar física a colega cego
Educador de escola em Belém (PA) trabalhou a inclusão com estudantes do ensino médio que desenvolveram material pedagógico acessível para o ensino dos conceitos de óptica.
Leia mais
+ Conteúdos de ciências para aulas acessíveis a todos os estudantes
+ Braile nos dias de hoje: objeto de vitrine ou ferramenta indispensável?