O IRM utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos portais, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Arizinho – Como fazer

O que você precisa saber

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos. 

Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica de sua comunidade escolar ou de instituições que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários. 

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores. 

Materiais

a) Para fazer o corpo do robô:

Para fazer o corpo do robô:
1 placa MDF 3 mm de 90 cm x 60 cm;
Cola instantânea;
Fita crepe.

B) Para fazer a parte sonora:

1 arduino uno ou nano;
1 cabo para arduino;
1 módulo MP3 DFPlayer;
1 fonte de 5 V e 2 A;
1 protoboard;
1 alto-falante;
2 sensores reflexivos infravermelhos;
3 displays de 4 dígitos TM1637;
2 botões de chave tátil de 1 cm;
2 resistores de 10k;
1 mini cartão SD;
1 resistor de 330 Ω;
2,8 m de fio de cobre;
30 jumpers macho;
Fita isolante;
Ferro de solda;
Estanho;
Cola quente.

c) Ferramentas utilizadas:

Alicate de corte;
Desencapador de fio;
Cortadora a laser;
Programa de gravação de áudio em mp3;
Software Ilustrator CS5, ou outro vetorial como o inkScape (para realizar o corte a laser).

Vamos começar?

Construindo o robô

  • Passo 1: Para cortar o robô, faça o download dos MOLDES e descompacte os arquivos. Abra a pasta “Vetor” e envie os arquivos para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.
  • Importante: Os desenhos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem nesse programa.

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs Livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. 

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (Arizinho.pdf) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, usar caixa de jogos já prontas ou mesmo realizar o corte em MDF com algum marceneiro.  

Passo 2: Simule o encaixe das peças cortadas usando uma fita crepe.

Passo 3: Passe cola instantânea nas junções da estrutura para fazer a colagem definitiva. Fique atento para não colar a parte superior da caixa. Será importante ter acesso à parte interna da caixa.

Criando o sistema eletrônico

  • Passo 4: Baixe o programa, procure “Arduino” entre as pastas baixadas e copie a pasta“MPA-Arizinho.inopara o seu computador. Copie a pasta “TM1637” para a pasta “libraries” no diretório onde está instalado o Arduino no seu computador.  

Passo 5: Monte os componentes na protoboard seguindo o arquivo “Arizinho.jpeg” dentro da pasta “Eletrônica”, disponível entre os materiais que você baixou.

Passo 6: Depois de montar o circuito eletrônico e carregar o código, cole com cola quente os sensores infravermelhos nos orifícios em cima do robô, os displays nos cortes retangulares e os botões nos buracos pequenos. Cole também a protoboard e o Arduino.

Passo 7: Encaixe a parte de cima da caixa. Lembre-sede que esta parte não pode ser colada para garantir o acesso ao esquema eletrônico, caso algum problema aconteça.

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite o Jogo do Território com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA. 

Precisa de ajuda?

Confira nossas sugestões de programas e tutoriais sobre eletrônica básica e desenho digital. 

Inkscape
O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.
Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto.  

Google Sketchup 
O que é: software de criação de modelos em 3D no computador.
Aprenda a usar o Google Sketchup em um tutorial de texto e no curso básico em vídeo.  

Blender
O que é: programa de computador para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros.
Aprenda a usar o Blender em um tutorial de texto e no curso essencial em vídeo. 

Arduino
O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++.
Aprenda a usar o Arduino em um tutorial de texto e no curso introdutório em vídeo.  

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: