6 artigos sobre cidadania e autonomia de pessoas com deficiência

No dia de hoje, 3 de dezembro, é comemorado o Dia internacional das pessoas com deficiência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com o objetivo de conscientizar a sociedade para questões críticas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência em todo o mundo. Neste ano, o evento tem como tema “Questões de inclusão: acesso e empoderamento de pessoas de todas as habilidades”.

O DIVERSA acredita que o desenvolvimento da autonomia é estratégia fundamental para a inclusão. Quando as pessoas são empoderadas, elas podem usufruir melhor das oportunidades e se tornam agentes ativos de transformação social. Para celebrar a data, selecionamos seis artigos de especialistas em inclusão sobre o exercício da cidadania das pessoas com deficiência em diversas áreas. Confira os artigos selecionados!

Autonomia e cidadania das pessoas com deficiência

A inclusão na sociedade de pessoas com deficiência: uma mudança cultural urgente
Por Maria Martha Costa Hübner, docente do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP).

Invisibilidades
Por Marta Gil, socióloga e consultora na área da deficiência.

Preconceito: o avesso do conhecimento
Por Eliane Silvia Costa Eliane Silvia Costa, doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Negativa de matrícula: reflexão sobre essa conduta ilegal
Por Rosângela Machado, doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e gerente de educação especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SC).

A inclusão escolar como conquista de direitos
Por Eliana Pereira de Menezes, professora adjunta do Departamento de educação especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Acessibilidade, tecnologia assistiva e ajuda técnica: qual a diferença?
Por Marcelo Pinto Guimarães, arquiteto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) especializado em acessibilidade e usabilidade.

Deixe um comentário