Plantando sementes da Inclusão na Escola de Tempo Integral de Governador Valadares

O CRAEDI – Centro Municipal de Referência em Educação Especial Inclusiva, órgão da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, foi inaugurado em 09/11/2005. Surgiu com o intuito de contribuir com a transformação do sistema educacional do município em um sistema inclusivo, apoiando o processo de escolarização do aluno com deficiência desde a Educação Infantil até a conclusão do Ensino Fundamental, contemplando ações para o desenvolvimento do aluno, o trabalho com a família e a capacitação dos educadores das escolas regulares.

Com o objetivo de oferecer o AEE – Atendimento Educacional Especializado, numa perspectiva inclusiva, aos alunos com necessidades educacionais específicas incluídos nas escolas municipais, dentre eles: deficiência auditiva, visual, intelectual, física, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, o CRAEDI têm contribuído para a redução das desigualdades no tocante ao acesso e permanência, com sucesso, destes alunos na educação básica.

Desde sua implantação, temos registrado um aumento de considerável do número de alunos com deficiência, incluídos nas escolas regulares municipais ao efetivarmos a oferta da Educação Especial/Inclusiva para todos os alunos com deficiência e altas habilidades.

O Atendimento Educacional Especializado é realizado através de oficinas pedagógicas sendo elas: Oficinas de Conhecimentos, Linguagem, Movimento, Português para aluno com surdez, Libras, Braille e Programa de atendimento para alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

O trabalho nessas oficinas visa proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos específicos e estimula o aluno a organizar e gerir seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tornando-se cada vez mais emancipado.

O Centro se preocupa ainda com o acompanhamento das famílias, a formação continuada dos professores das escolas municipais, acompanhamento da prática docente e sensibilização da comunidade escolar, buscando assim a promoção de uma educação de fato democrática e eficaz.

Acreditamos que o CRAEDI tem se tornado, ao longo desses poucos anos, um espaço de reconhecimento e valorização das potencialidades de cada um de seus envolvidos.

Através das ações desenvolvidas pelo Centro, a rede municipal de ensino de Governador Valadares tem aumentado a cada ano o número de alunos com deficiência em suas escolas regulares.

O encaminhamento dos alunos com sinais de algum tipo de deficiência, para avaliação do CRAEDI, é feito pela escola em que o aluno encontra-se matriculado através de relatório pedagógico feito pelo professor da classe comum e pelo pedagogo da escola.

Os professores da escola recebem formação e orientações relacionadas à inclusão do aluno.

O aluno encaminhado passa por uma triagem e por uma avaliação diagnóstica com a equipe clínica do CRAEDI para testagem da demanda. Uma vez diagnosticado como aluno com necessidades educacionais específicas é encaminhado para receber o AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Os professores atendem os alunos nas Oficinas de AEE que mais contribuirão para o desenvolvimento de suas habilidades, de acordo com as necessidades e dificuldades apresentadas pelo mesmo.

Os pais ou responsáveis tomam conhecimento dos atendimentos oferecidos pelo Centro, se comprometendo com a frequência do filho nos atendimentos.

Caso o aluno necessite de atendimentos clínicos, acompanhamento psicológico, atividades esportivas, aula de informática, inscrição no BPC – Benefício de Prestação Continuada, dentre outros, o Setor de Serviço Social do CRAEDI encaminha o aluno para serviços complementares oferecidos por outras Secretarias (Saúde, Assistência Social, Esporte) e para a UNIVALE – Universidade Vale do Rio Doce.

O município de Governador Valadares, através do CRAEDI, tem hoje condições de estar à frente do processo inclusivo, viabilizando o acesso à educação por meio do atendimento educacional especializado às crianças, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, implementando políticas educacionais que atendem aos alunos em suas peculiaridades, de acordo com seus ritmos e tempos, ocasionados por suas limitações físicas, sensoriais, cognitivas e de suas habilidades, promovendo o acesso e a permanência dos mesmos no ensino regular com qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Contar com uma instituição de educação especial numa perspectiva Inclusiva é contribuir para modificar uma ordem social injusta e excludente. Cabe aos gestores municipais organizarem e fortalecerem a educação especial, dentro do sistema educacional interagindo com a população no âmbito social e escolar, construindo assim um rico patrimônio histórico, social e econômico com a coletividade .

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