Relatos iniciais do DIVERSA

Com a superação do desafio imposto em 2009, após a matrícula de três alunos com Encefalopatia Crônica Não Progressiva – ECNP (Paralisia Cerebral), atualmente nosso trabalho na E.M. Pequeno Jornaleiro é visto como referência no município de Campos dos Goytacazes pelos resultados obtidos neste universo tão complexo. Com suas peculiaridades tão específicas, esses três alunos nos encorajaram a desvendar o mundo da ECNP e a reestruturar nossa prática pedagógica. Cientes das dificuldades, mas conscientes do dever, fomos desvelando os conhecimentos, sem dúvida ainda rudimentares, mas banhados de amor e de vontade e fomos acolhendo uma nova realidade educacional.

Esse acolhimento fez crescer o desejo e a responsabilidade de todos nós com a educação para todos. A sociedade se posicionou e divulgou o trabalho realizado por nós na E.M. Pequeno Jornaleiro, que se transformou em esperança para muitos alunos que até então eram privados de sua escolaridade e de sua cidadania. Outros pais contagiados pela vontade de ver os filhos participando ativamente no ambiente escolar não hesitaram em matriculá-los na unidade. Dentre as diferentes áreas de necessidades como esquizofrenia, transtorno bipolar e outras síndromes, estamos oferecendo Atendimento Educacional Especializado a sete alunos com ECNP. Não deixaremos de mencionar que este universo foi o agente motivador que deflagrou a reformulação de nossa prática educacional. O nosso amor e nossa dedicação aos atendimentos educacionais de alunos com ECNP ultrapassaram os muros da unidade escolar e aos poucos se alastrou por toda rede de ensino do município. Com o apoio do Departamento Multiprofissional da Secretaria de Educação, entendemos a necessidade de se criar um grupo de estudo para incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento no universo da ECNP. Para este fim, implantamos em novembro de 2010 a primeira versão do grupo de estudo – Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem para o Atendimento Educacional Especializado ao aluno com Encefalopatia Crônica Não Progressiva – ECNP. Nosso foco principal é a importância de se pesquisar e na produção de conhecimentos sobre a etiologia da ECNP e na produção de recursos técnicos pedagógicos fundamentais para o acesso e a permanência dos alunos com deficiência no ensino regular. O nosso objetivo é oferecer ao corpo docente da rede, um espaço para refletir sobre sua prática pedagógica e trocar experiências com o coletivo visando ampliar seu conhecimento e aprimorar sua intervenção frente os desafios enfrentados em sala de aula.

Atualmente estamos na segunda versão do grupo, contemplando toda rede e oferecendo a unidade como laboratório de pesquisa. Muito embora tenhamos elaborado um cronograma de trabalho, implementamos em nosso grupo de estudo uma dinâmica que envolve, entre outras questões, a definição dos temas posteriores pelos participantes, priorizando seus anseios mais imediatos. Nossa proposta de trabalho teve início com a discussão sobre o Atendimento Educacional Especializado do aluno com ECNP, priorizando “como” atender esses alunos. Não oferecemos ou preparamos “uma receita” de atendimento e sim nos propusemos a “pensar juntos” analisando alternativas e ideias. Como para execução de ideias precisamos de recursos, nossos encontros consistem em estudo teórico, análise dos casos e produção de material adaptado. Atualmente nossa ideia de formação de grupos de estudos sobre temas específicos difundiu-se pelo Departamento Multiprofissional (departamento ao qual estamos vinculados) e novos grupos estão surgindo. Hoje ousamos afirmar que não nosso discurso, mas sim nossa prática, nossa decisão de “fazer acontecer” derrubou muitas crenças e tirou os professores de sua zona de conforto, fazendo com que os mesmos saíssem da inércia em que se encontravam e aceitassem o desafio de incluir os alunos com ECNP, escrevendo assim um novo capítulo no cenário da educação inclusiva no município de Campos dos Goytacazes.

Visite-nos, acompanhem nosso trabalho, comentem sobre nosso grupo e se desejarem entrem em contato conosco! email: grupodeestudoecnp@gmail.com http://grupodeestudosobreecnp.blogspot.com/

Deixe um comentário