Relatos iniciais do DIVERSA

Projetos escolares: oportunidade ímpar para a manifestação de habilidades e competências próprias.

A estudante Ana* tem Síndrome de Down e estava matriculada em uma classe de 3º ano do ensino fundamental na EMEF Imaculada Conceição, no município de Guaporé (RS). Sua turma era composta por 26 alunos e havia dois professores para atendê-los, sendo um titular e um de apoio. Priorizava-se o ensino cooperativo, por meio do qual as crianças auxiliavam umas as outras e motivavam-se na socialização de habilidades e competências próprias. O professor, nesse contexto, era um instigador, um facilitador, um provocador e mediador das aprendizagens.

Ana possui a capacidade cognitiva reduzida e também apresentava certa tendência ao isolamento, o que possivelmente acontecia por sua hipersensibilidade auditiva. Sendo assim, a sala de aula precisava ser um espaço sensível, amistoso, acolhedor, interativo, concreto e dinâmico, com manifestações diversas de conhecimento e a presença marcante de qualidades humanas como o desejo sincero de ver também o outro progredir. Nesse sentido, a pedagogia de projetos é uma prática apropriada à educação inclusiva.

No mês de abril de 2012, na turma já referida, foi realizado o lançamento do projeto Exercendo a Cidadania a partir da Sala de Aula, o qual se estenderá até o final do ano letivo, com atividades mensais previstas no cronograma. O projeto tem como objetivo conduzir os processos de ensino e aprendizagem dos alunos dos 3ºs anos, garantindo que se apropriem de noções básicas e ao mesmo tempo fundamentais para o efetivo exercício da cidadania. Para o lançamento do projeto, problematizamos as palavras norteadoras: cooperação, participação, diversidade, união, atitude, cidadania, direitos, deveres, conhecimento e responsabilidade. Cada grupo recebeu uma das palavras e deveria discutir acerca de seu significado, recortar gravuras que ilustrassem seu conteúdo e por fim apresentar à classe o resultado da construção.

A estudante Ana apoiou seu grupo selecionando, recortando e colando gravuras, enquanto expressava seu carinho pelos colegas e sua alegria em participar daquele momento. Não temos dúvida que a estudante já está exercendo a cidadania, pois soube tirar proveito da atividade e das possibilidades que o cenário no entorno proporcionou. A mensagem a seguir, de Gabriel Pensador, sintetiza o objetivo de nosso projeto. “Pensa! O pensamento tem poder. Mas não adianta só pensar. Você também tem que dizer! Diz! Porque as palavras têm poder. Mas não adianta só dizer. Você também tem que fazer! Faz! Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer.”

É importante mencionar um fator que contribui muito para o sucesso da estudante na escola: a presença significativa da família, a qual não mede esforços para acompanhar a aluna e apoiá-la, mantendo uma boa e frequente comunicação com as professoras da turma, o que possibilita compreender com mais facilidade atitudes, gestos e comportamentos da aluna e assim estreitar os laços de amizade, bem como investir em ações mais específicas e eficazes no processo de escolarização da Ana.

*Nome fictício

Deixe um comentário