Tapete de histórias interativo

 
O Tapete de histórias interativo é um material pedagógico acessível que pode ser usado em momentos de contação de histórias. Ele é composto por um tapete com elementos tridimensionais relacionados ao cenário e aos personagens da narrativa que será contada. Ao explorar o material, os alunos poderão acionar sons de pássaros e uma campainha de casa. É possível, ainda, sentir as diferentes texturas dos elementos da floresta e iluminar o caminho dos personagens. O Tapete de histórias interativo é complementado por cartões com imagens e palavras em língua portuguesa e em Língua brasileira de sinais (Libras), além de contar com marcação em braille.

Atributos do desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: as peças são produzidas considerando diferentes texturas e com circuitos eletrônicos que permitem a associação de imagens, luzes e sons. O tapete é complementado por cartões com o uso de palavras em língua portuguesa e sinais em Libras, possibilitando o uso colaborativo por estudantes surdos e ouvintes, além de possuir marcação em braille para apoio à leitura.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes para compreender as características dos personagens e cenário da história, além de apoiar a antecipação de conteúdos e a contextualização da narrativa. Permite, ainda, que o aluno o utilize para complementar ou substituir a expressão verbal.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes e de sua participação ativa na narração da história por meio da manipulação dos personagens ajuda na motivação e no engajamento.

Cultura digital

• O uso de um circuito eletrônico simples que permite o acionamento de som e luz no cenário e nos personagens introduz os conceitos de eletrônica básica.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O Tapete de histórias interativo apresenta forte aderência com os componentes curriculares dos ano iniciais do ensino fundamental, em especial nos três primeiros anos.

• Na área de linguagem, atende a orientação da Base nacional comum curricular (BNCC), ao possibilitar o trabalho multimodal por meio da integração da linguagem verbal (fala e escrita) e da não verbal (visual, gestual, corporal e sonoro) ao longo da atividade.

• Articula-se fortemente com práticas pedagógicas de trabalho de oralidade e educação literária ao encorajar os estudantes na criação ou no reconto de histórias. O uso do tapete articulado com os cartões permite uma boa articulação dos eixos oralidade, leitura e escrita. Explora, ainda, o uso de símbolos e pictogramas.

• Possui excelente potencial de integração entre os componentes curriculares da área de linguagens, em especial língua portuguesa, língua inglesa e arte.

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