Sistema Terra e lua

 

Modelo do sistema Terra e lua que utiliza como base um pau de selfie. A lanterna do aparelho celular representa o sol. O sistema Terra e lua é representado por duas bolas de isopor encaixadas nos ponteiros de um relógio simples na ponta de um pau de selfie. Para ser utilizado com os estudantes com deficiência visual, foram criadas variações na superfície dos modelos da Terra e da lua, representando as regiões iluminadas ou não. Assim, por meio do tato, é possível perceber tais regiões. O experimento proposto tem um caráter inclusivo, pois busca ensinar conceitos relacionados ao sistema sol/Terra/lua para as pessoas com e sem deficiência, utilizando, para isso, um mesmo esquema.

 

Atributos do desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: o sistema Terra e lua é composto por representações tridimensionais com aplicação gráfica e texturas. É acompanhado por um conjunto de cartões que representam as diferentes fases da lua e que têm aplicação em braille para apoio à leitura.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado para a simulação do movimento de rotação da Terra e da lua e para a análise das relações entre esses movimentos e a forma como enxergamos a lua da Terra. Os cartões podem ser manipulados pelos estudantes para complementar a informação visual das características de cada fase da lua. Pode ser usado para complementar ou substituir a expressão verbal.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de manipulação do modelo e de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes ajuda na motivação e no engajamento.

 

Cultura digital

• Uso da lanterna do celular para simular o sol.

 

Articulação com as áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material tem bom potencial para ser usado ao longo de todo o ensino fundamental, apoiando reflexões em diferentes profundidades, especialmente sobre o tema Terra e universo, da área de conhecimento de ciências.

• No trabalho com o componente curricular de linguagem, pode ser usado para explorar a oralidade, a leitura e a escrita ao apresentar as informações em um formato manipulável e interativo.

• Na área de matemática, potencializa o estudo de componentes de probabilidade e estatística ao se articular com estratégias de análise de gráficos e tabelas que apresentam os conteúdos relacionados às fases da lua.

• Permite um excelente trabalho interdisciplinar, ao articular componentes curriculares das áreas de linguagem, matemática e ciências.

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