Roda das frações


Notice: Undefined variable: links in /opt/bitnami/apache2/htdocs/wp-content/themes/dv6/parts/partials/entry-video.php on line 43

 
A Roda das frações é um material pedagógico acessível composto por um painel de cartolina com a imagem de uma circunferência dividida em frações de 1/2, 1/4, 1/3, etc. Conforme os estudantes giram um palito, uma roda se desenrola da parte de trás para a frente do painel, encobrindo uma determinada fração do círculo. Desse modo, eles podem entender concretamente a divisão fracionada da circunferência e sua representação numérica.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: o material proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar desafios matemáticos. Oferece opções para o uso da linguagem matemática por meio do uso de material concreto. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre divisão e fração.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas pela apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular a vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios matemáticos em diferentes níveis de complexidade.

Articulação com a Base nacional comum curricular

• Conhecimento: apoia a construção do conhecimento matemático, associando-a a materiais concretos e à resolução de problemas da vida cotidiana.

• Pensamento científico, crítico e criativo: favorece o letramento matemático pelo desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para a formulação e resolução de problemas.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o pensamento matemático.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar habilidades relacionadas à identificação e representação de frações, associando-as à resolução de problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: